Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Peixe do Baixo Rio Tocantins

APRESENTAÇÃO

Uma obra da Eletronorte, registrando 20 anos depois da Usina Hidrelétrica de Tucuruí os peixes do Baixo Rio Tocantins.
Autores : Geraldo Mendes dos Santos, Bernard de Mérona, Anastácio Afonso Juras, Michel Jégu.
Brasília, Eletronorte, 2004.

SUMÁRIO
A Eletronorte, mais uma vez em seus 30 anos de história atuando na Amazônia Legal, coloca à disposição da sociedade brasileira e internacional uma obra científica de incomensurável valor: o inventário da ictiofauna do Baixo Rio Tocantins, feito no período de 1999 a 2003, que resultou na identificação de 217 espécies de peixes.

 

Hypophthalmus marginatus (mapará)


Estudar e divulgar as riquezas naturais da Região Norte é uma responsabilidade que a Eletronorte sempre procurou exercer em todos seus empreendimentos energéticos e programas sociais, ambientais e tecnológicos.
A Usina Hidrelétrica Tucuruí, assim como Balbina, Samuel, Coaracy Nunes e seus sistemas de transmissão, é fonte inesgotável de conhecimento sobre os segredos da floresta, dos rios e dos povos que lá vivem.
Desta vez, Tucuruí traz à luz um estudo desenvolvido por pesquisadores sérios e renomados, com o apoio de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, que confirma uma realidade que está permeando as diversas frentes de preservação do meio ambiente: 20 anos depois de formado o reservatório da hidrelétrica, os ganhos ambientais e científicos são infinitamente maiores do que as catástrofes anunciadas e jamais acontecidas.
No caso desta obra, os autores são claros: a diversidade e estrutura das comunidade de peixes mudaram bastante a partir da instalação da hidrelétrica, entretanto, a ictiofauna da área, 20 anos depois. ainda é bastante rica e diversificada. Cerca de 76% das espécies de peixes que viviam nessa área continuam sendo encontrada. E mais:algumas espécies, melhor adaptadas ao ambiente represado, predominam no reservatório, mas a maioria da ictiofauna continua habitando as áreas periféricas e todas elas originárias da bacia do Tocantins.
Nós, da Eletronorte, que vivenciamos a Amazônia desde seus segredos escondidos até suas grandiosas revelações, nos sentimos orgulhosos de poder colaborar com a educação ambiental e os estudos científicos, fazendo da nossa responsabilidade principal o compromisso de devolver à sociedade um pouco do arcabouço acumulado nas mais diferentes frentes do conhecimento humano, ambiental e tecnológico.

 

Cichla moniculus (tucurané)



"Peixes do Baixo Rio Tocantins: 20 anos depois da Usina Hidrelétrica Tucuruí"
é mais uma demonstração dessa nossa responsabilidade. Que seja fonte de aprendizagem e desperte nos leitores a consciência pela preservação do ambiente aquático, para que nossos filhos e netos também possam conhecer, vivas, essas nobres espécies da nossa ictiofauna.

 


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.