clique aqui para voltar

A Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - tem o prazer de apresentar o Projeto Brasil 500 Pássaros. Neste ano 2000, nossa empresa completa 27 anos gerando qualidade de vida e desenvolvimento para os brasileiros que habitam a Amazônia Legal, área que cobre 58% do território nacional. São cerca de seis milhões de quilowatts instalados desde então, e milhares de quilômetros de linhas de transmissão e distribuição, entre tantas outras realizações.

Na verdade, a Eletronorte sempre aliou investimentos sociais às suas funções básicas de concessionária energética e promoveu o conhecimento de aspectos sócio-econômicos e ambientais na sua área de atuação. Somos uma Empresa cidadã que, por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, demonstra mais uma vez sua responsabilidade com cada cidadão da Amazônia, com a região e com o País.

O Projeto Brasil 500 Pássaros nasceu há cerca de 15 anos, quando o Museu Paraense Emílio Goeldi realizou um estudo da avifauna na área de influência do que viria a ser o reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí. Nosso projeto é simples, mas ambicioso, por atingir diversos públicos, com diferentes peças de beleza plástica inquestionável. E importante, principalmente, porque agrega o valor da educação ambiental no início de um novo século, para mais de 20 mil crianças do Ensino Fundamental, em cidades da Amazônia. Além de um levantamento da nossa riquíssima avifauna, fazemos uma homenagem aos nossos ancestrais indígenas, nossos escritores e poetas, que cantaram a beleza e a leveza de nossos pássaros, com os mais diferentes estilos, nas mais diferentes épocas.

Brasil 500 Pássaros compreende um livro de arte ilustrado, permeado por textos explicativos, mitos indígenas e poemas. Encartado neste livro temos um CD-ROM interativo, onde, entre outras atrações, como jogos e músicas, podemos ouvir 400 voca-lizações de pássaros.

Como parte do trabalho a ser realizado nas escolas, que inclui a aplicação de um programa didático em parceria com o Ministério da Educação, temos um vídeo que conta a história de um divertido plano na floresta, que deverá ser exibido pela TV Escola do Programa Acorda Brasil. As escolas receberão, ainda, um conjunto de lâminas didáticas e as crianças do Ensino Fundamental terão oportunidade de aprender brincando com um álbum de figurinhas para colecionar e trocar. Nossos colaboradores receberão uma agenda que segue a linha gráfica das outras peças e um calendário de mesa. Finalmente, faremos uma exposição itinerante juntando os pássaros, seus cantos, o CD e o vídeo.

Que estes 500 pássaros possam alegrar a nossa vida e despertar noções de amor e respeito à natureza e ao próprio ser humano.

Por tudo isso, temos o imenso prazer de apresentar o Projeto Brasil 500 Pássaros.


José Antonio Muniz Lopes
Diretor-Presidente

Fernando Robério de Borges Garcia
Diretor de Gestão Corporativa

Astrogildo Fraguglia Quental
Diretor Econômico-Financeiro

Caio Márcio Barbosa Barra
Diretor de Planejamento e Engenharia

Jorge Nassar Palmeira
Diretor de Produção e Comercialização