Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

O que é o Prêmio Muiraquitã?

Muiraquitã
O Muiraquitã é um amuleto confeccionado em jadeíte, nefrite, ordósia, diorite, estratite ou pedra-cristal. As traduções do nome variam (mira-ki-tá, botão ou nó de gente, muira-kitá, nó de pau), assim como a própria lenda do Muiraquitã, que pode ser contada de diferentes maneiras.
Segundo a lenda mais comum, os verdadeiros Muiraquitãs são filhos da Lua retirados do fundo de um imaginário lago denominado Espelho da Lua, Iaci-uaruá, na proximidade das nascentes do rio Nhamundá, perto do qual habitavam as índias Icamiabas, nação das legendárias mulheres guerreiras que os europeus chamaram de Amazonas (mulheres sem marido). O lago era consagrado à Lua, pelas Icamiabas, onde anualmente realizavam a Festa de Iaci, divindade mãe do Muiraquitã, que lhe oferecia o precioso amuleto retirado do leito lacustre. A festa durava vários dias, durante os quais as mulheres recebiam índios da aldeia dos Guacaris, tribo mais próxima das Icamiabas, com os quais mantinham relações sexuais e procriavam. A lenda também diz que, se dessa união nascessem filhos masculinos, estes seriam sacrificados, deixando sobreviver somente os de sexo feminino. Depois do acasalamento, pouco antes da meia-noite, com as águas serenas e a Lua refletida no lago, as índias nele mergulhavam até o fundo para receber de Iaci os preciosos talismãs, com a configuração que desejavam, recebendo-os ainda moles, petrificando-se em contato com o ar, logo após saírem d’água. Então os presenteavam aos Guacaris com os quais se acasalavam, o que os faria serem bem recebidos onde os exibissem, além de dotar outros poderes mágicos ao amuleto.


Objetivos 
O objetivo do Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica da Eletrobras Eletronorte é incentivar os colaboradores a realizarem  melhorias e inovações nos seus produtos e processos, alcançando uma dimensão econômica capaz de trazer retornos financeiros para a empresa.
O Prêmio Muiraquitã é de grande importância para a Eletrobras Eletronorte em virtude dos seus impactos como: melhoria da qualidade dos produtos, redução de custos e ganhos de capacidade e flexibilidade operativa, bem como outros aspectos ligados à segurança, padronização e impacto ambiental.


Categorias
O Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica da Eletrobras Eletronorte abrangerá duas categorias: Produto (inovação nos bens e serviços produzidos) e Processo (inovação na forma como esses bens e serviços são produzidos).
Um produto tecnologicamente novo é aquele cujas características fundamentais (especificações técnicas, usos pretendidos, software ou outro componente imaterial incorporado) diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa. A inovação de produto também pode ser progressiva, através de um significativo aperfeiçoamento tecnológico de produto previamente existente, cujo desempenho foi substancialmente aumentado ou aprimorado. Um produto simples pode ser aperfeiçoado (no sentido de obter um melhor desempenho ou um menor custo) através da utilização de matérias-primas ou componentes de maior rendimento. Um produto complexo, com vários componentes ou subsistemas integrados, pode ser aperfeiçoado por meio de mudanças parciais em um dos seus componentes ou subsistemas. É importante destacar que desta definição são excluídas: as mudanças puramente estéticas ou de estilo e a comercialização de produtos novos integralmente desenvolvidos e produzidos por outra empresa.
Inovação tecnológica de processo refere-se a um processo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. Estes novos métodos podem envolver mudanças nas máquinas e equipamentos e/ou na organização produtiva (desde que acompanhada de mudanças no processo técnico de transformação do produto). O resultado da adoção de processo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado deve ser significativo em termos do impacto econômico que tem sobre a empresa: do nível de produto, da qualidade do produto ou dos custos de produção e entrega. Desse conceito são excluídas as mudanças: pequenas ou rotineiras nos processos produtivos existentes.


Modalidades
O Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica da Eletrobras Eletronorte será dividido em duas modalidades:
Inovações dos Colaboradores: nesta modalidade serão contempladas as inovações e/ou melhorias realizadas por colaboradores do quadro efetivo da Eletrobras Eletronorte, em produtos ou processos,  que tenham cumprido os requisitos de inscrição.
Projetos de P&D: nesta modalidade participarão todos os gerentes de projetos de P&D do quadro efetivo da Eletrobras Eletronorte cujos projetos estejam concluídos até 30 de setembro do ano corrente.


Inscrição
As inscrições para a modalidade Inovações dos Colaboradores será automática para todas as inovações e/ou melhorias realizadas por colaboradores que tenham dado origem a um pedido de proteção de  propriedade intelectual.
As inscrições para a modalidade Projetos de P&D serão automáticas para os gerentes do quadro efetivo que tenham projetos concluídos até o dia 30 de setembro do ano corrente.


Critérios e Pontuação
Os trabalhos serão avaliados de acordo com a categoria e a modalidade. A avaliação será feita considerando-se o grau de atendimento aos itens de avaliação.
Os itens de avaliação são os mesmos para as categorias processo e produto, mas são diferentes para as modalidades Invenção de Colaborador (hiperlink para a tabela 01) e Projeto de P&D (hiperlink para a tabela 2).Cada item é dividido em subitens, cuja soma dos pontos resulta na pontuação total do item.
Para efeito de premiação as inovações são divididas em três segmentos, de acordo com seu impacto nos processos aos quais se destinam:
  • Inovações de Alto Impacto: inovações que geram uma diminuição de custos e/ou de tempo igual ou superior a 80% no(s) processo(s);
  • Inovações de Médio Impacto: inovações que geram uma diminuição de custos e/ou de tempo entre 40% e 79,9% no(s) processo(s);
  • Inovações de Baixo Impacto: inovações que geram uma diminuição de custos e/ou de tempo inferior a 40% no(s) processo(s).
Os trabalhos serão classificados em três faixas de pontuação (hiperlink para a tabela faixas de pontuação): ouro, prata e bronze, de acordo com o total de pontos obtidos.


Premiação
Todos os colaboradores participantes do Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica da Eletrobras Eletronorte receberão troféus de participação. Os calssificados nas faixas, ouro, prata e bronze, serão homenageados em cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 10 de novembro de 2006 em conjunto com o Painel Integrado da Qualidade – PIQ. Os contemplados na faixa ouro, na faixa prata e na faixa bronze (hiperlinks para a tabela faixas de pontuação) das duas categorias – Produto e Processo - receberão os respectivos troféus, além da bonificação que irá variar do valor equivalente da faixa salarial M15 ao valor da faixa salarial M22.
Todos os projetos classificados nas faixas ouro, prata e bronze receberão o valor integral dos respectivos prêmios. No caso de projetos realizados por mais de um colaborador o valor do prêmio será dividido igualmente entre os integrantes.

 

Participação
Poderão participar todos os empregados do quadro efetivo da Eletrobras Eletronorte que tenham desenvolvido inovações que atendem aos pré- requisitos de inscrição ou  gerentes de projetos de P&D concluídos até 30 de setembro do ano corrente.

 

Comissão Julgadora
As comissões julgadoras serão constituídas de acordo com os Produtos e Processos, formando um júri soberano e, do resultado do seu julgamento não caberá nenhum tipo de recurso.
Essas comissões serão formadas por dois empregados indicados por cada uma das Diretorias e Presidência da Eletrobras Eletronorte, sendo profissionais de diferentes áreas e de acordo com a especificidade dos produtos e processos.

 


 

Dúvidas frequentes


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.