Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Ensaios em Equipamentos de Segurança

A elevação do nível de segurança dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) é um fator de grande importância na preservação da integridade física do trabalhador, principalmente em serviços com eletricidade, devido ao grande índice de riscos de acidentes. Dessa forma, os equipamentos de proteção requerem alto grau de confiabilidade para evitar a exposição do usuário a sérios riscos nos casos de ineficiência dos mesmos.

A implantação da nova versão da Norma Regulamentadora NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade) e as mudanças no sistema de Certificação adotadas pelos órgãos Governamentais tornaram necessárias a implantação de laboratórios que realizaem ensaios com extrema confiabilidade, a fim de fornecerem serviços para o cumprimento dessas exigências.

O Centro de Tecnologia da Eletronorte, através do seu Laboratório de Ensaios de Segurança, vem desenvolvendo e implantando ensaios especiais para verificar se esses produtos atendem às especificações e aos critérios estabelecidos tanto pelas normas nacionais como pelas Internacionais, proporcionando maior segurança e confiabilidade aos usuários. Esse procedimento foi adotado após estudos realizados em 1984 pelo Grupo de Intercâmbio e Difusão de Informações sobre Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Gridis).

Com a implantação da nova edição da Norma Regulamentadora NR-10, o Centro de Tecnologia da Eletronorte passou a realizar ensaios em Equipamentos de proteção Coletiva (EPC) utilizados em alta tensão, varas de manobra, tapetes, cobertores e mangueiras.

Normas utilizadas:

 

Principais Serviços

 

Luva Isolante de Borracha: Utilização - Proteção contra choque elétrico, de acordo com o nível de tensão. Norma Utilizada - NBR 10622, Especificação.

Calçado de Proteção Solado Isolante: Utilização - Proteção em caso de contato acidental com circuitos abertos até 600Vac sob condições secas. Norma utilizada - ANSI Z-41: Protective Footwear e NBR-12576 (calçado de proteção - Determinação da resistência do solado à passagem da Corrente Elétrica).

Calçado de Proteção Solado Condutivo: Utilização - Tipo1 - Proteção onde há acúmulo de eletricidade estática; e Tipo 2 - Proteção contra choque elétrico devido à entrada e saída de linha energizada. Norma utilizada - ANSI Z-41: Protective Footwear.

Capacete de segurança para uso na Indústria: Utilização - Classe A na proteção da cabeça contra impactos e perfurações; e classe B para proteção da cabeça contra impactos, perfurações e choques elétricos. Norma utilizada - NBR 8221 capacetes de segurança para uso na Indústria e especificação.

<-Voltar


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.