Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Histórico

Com a finalidade de prestar apoio a assuntos técnicos e atender problemas específicos da Diretoria de Operação, o Laboratório Central da ELETRONORTE entrou em funcionamento em dezembro de 1983 como uma Divisão do Departamento de Instalação e Manutenção – OIM. Criado através da resolução de diretoria, RD-759/82 de 30/12/1982, na gestão do Diretor de Operação Isidoro Lechuga Martin.
 

O Laboratório Central foi, inicialmente subordinado à Regional de Operação da Usina Hidrelétrica de Tucurui, porém, quando de seu funcionamento já fazia parte do Departamento OIM como uma de suas Divisões.

Localizado em Belém PA, na mesma área da Regional de Operação de Belém, o Laboratório apresentava a seguinte estrutura: Laboratório de Ensaios Elétricos, Laboratório Eletrônico, Laboratório Químico, Laboratório de Ensaios Mecânicos e Laboratório de Engenharia de Medição.

Pela solicitação do mercado, o Laboratório transcendeu aos limites da empresa e passou a atuar, também, para clientes externos, como: Albrás, Alumar, Alunorte, Celpa, Cemar, Vale do Rio Doce, Camargo Corrêa Metais, entre outros.
 

Modificou completamente a sua estrutura e a sua gestão e já na condição de Departamento da Diretoria de Produção e Comercialização, implantou a gestão por processos como ferramenta gerencial.

Para atender aos requisitos dos padrões de qualidade exigido pelo mercado e pela própria ELETRONORTE, com a nova gestão, o Laboratório Central, passou a adotar a sigla Lacen e como padrão de excelência, a norma ISO/17025 estabelecendo um sistema da qualidade próprio, com vinte procedimentos para os seus quinze processos técnicos e três administrativos, culminando, no ano de 2000 o primeiro credenciamento na Rede Brasileira de Calibração do processo de Acústica e Vibração e o único no Brasil e em seguida no ano de 2001 seu segundo credenciamento na área de Dimensional.

Com o processo de ensaios em equipamentos de proteção individual credenciado pelo Ministério do Trabalho e pelo INMETRO e o Laboratório de Calibração de Grandezas Elétricas no início de 2004 colocamos à disposição 5 (cinco) processos credenciados à disposição da empresa e do mundo para calibração de seus padrões, com reconhecimento nacional e internacional, facilitando a certificação pela ISO/9002 dos Departamentos Regionais e demais empresas.

Ao final de 2003, o Laboratório Central foi incorporado à Diretoria de Tecnologia criada nesse ano, sendo transformado em Centro de Tecnologia da Eletronorte, por Resolução da Diretoria Executiva da empresa, sob o registro RD-541 de 05 de dezembro de 2003, com a missão de manter os serviços e atividades desenvolvidos anteriormente pelo Lacen, como também colocar à disposição da sociedade, conhecimento, serviços e recursos tecnológicos na área de energia elétrica, como:
 

  • Calibração de grandezas elétricas e mecânicas;
  • Ensaios elétricos e mecânicos especiais em máquinas de geração de energia elétrica e equipamentos do sistema de potência;
  • Manutenção de instrumentação eletro-eletrônica;
  • Elaboração e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Com a extinção da Diretoria de Tecnologia, foi incorporado à Diretoria de Gestão Corporativa da Eletronorte - DG, e, atualmente, encontra-se em andamento a construção das novas instalações do Centro de Tecnologia em Miramar, em uma área de 64.000 m2, de propriedade da Eletronorte, que deverá abrigar os laboratórios de ensaios de alta tensão, oficinas de manutenção de equipamentos do sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como os outros laboratórios existentes.

® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.