Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Portal da Transparência do Governo Federal Prestação de Contas Edital de Eventos do Setor Elétrico

Tecnologia

A tecnologia e a inovação são negócios estratégicos para a Eletrobras Eletronorte na sua atuação como agente indutor do desenvolvimento da Amazônia. Por meio de ações de pesquisa, O Programa Eletronorte de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico fomenta a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico na Região Amazônicadesenvolvimento tecnológico e inovação (P&D+I), a Empresa estimula o desenvolvimento de soluções operacionais, amplia sua inserção regional e adquire independência tecnológica.

As ações desenvolvidas estão previstas nos programas Eletrobras Eletronorte de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PEPD, de Propriedade Intelectual – PEPI e de Eficiência Energética – PEEE. A atuação é coordenada pelo Comitê Gestor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CGPDI, criado em 2003.


PROGRAMA ELETROBRAS ELETRONORTE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - PEPD

O PEPD, criado em 2004, fomenta a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico na Região Amazônica. Permite a integração com a comunidade científica, principalmente de instituições localizadas na Amazônia, favorece o desenvolvimento da região, mantém e atrai profissionais especialistas para os estudos amazônicos.

 A partir de convênio com a Universidade Federal do Pará, o PEPD possibilitou a instalação de um campus avançado em Tucuruí, onde são ministrados cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Civil. Há também um convênio com a Universidade Federal do Maranhão voltado para a melhoria da infra-estrutura de ensino e de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Por meio da Rede Amazônica de Conhecimento Energético – Race, estão ainda previstos cursos de Engenharia Elétrica para o Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Houve uma evolução de mais de 200% no número de instituições de ensino e pesquisa presentes nos eventos de oferta e capacitação, assim como no número de pesquisadores participantes, o que representa maior oportunidade de aporte de recursos para bolsas de pesquisa e complementação de receita para pesquisadores, além da geração média de dez empregos diretos e indiretos em cada projeto desenvolvido.


PROGRAMA ELETROBRAS ELETRONORTE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL - PEPIEm 2007, durante a Semana Eletronorte do Conhecimento e Inovação, o número de inovações premiadas passou para 34

O Pepi, criado em 2004 para disseminar a cultura da propriedade intelectual na Eletrobras Eletronorte, é um programa inédito entre as empresas do Setor Elétrico brasileiro. Seus resultados têm sido expressivos: já foram solicitados ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Inpi pedidos de registro de 30 marcas, sete programas de computador (softwares) e 26 depósitos de patentes.

Os investimentos em melhorias e inovações de produtos e processos também ganharam reforço com a criação do Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica, que contempla os projetos de P&D concluídos e as iniciativas que tenham originado o pedido de proteção de propriedade intelectual. Em 2006 foram premiadas 31 inovações, 20 projetos de P&D e 46 colaboradores. Já em 2007, durante a Semana Eletrobras Eletronorte do Conhecimento e Inovação, o número de inovações premiadas passou para 34.


PROGRAMA ELETROBRAS ELETRONORTE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - PEEEO Programa Eletronorte de Eficiência Energética objetiva fomentar o uso racional de energia elétrica

Implementado em 2005, o PEEE objetiva fomentar o uso racional de energia elétrica na área onde se encontra a Eletrobras Eletronorte. As ações são direcionadas à gestão educacional de combate ao desperdício de energia elétrica, à gestão energética municipal e a projetos de eficiência energética em prédios públicos, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, da Eletrobras.

Na gestão educacional, a Eletrobras Eletronorte atua por meio de convênios firmados com a Eletrobras, na implantação do Procel Educacional em mais de 1.000 escolas de sete estados. Essas ações envolvem 41 municípios, 6.500 professores e aproximadamente 600 mil alunos. A economia nas contas de luz de milhares de consumidores tem sido bastante significativa após as ações educacionais. O convênio também prevê a implantação do Procel Prédios Públicos em dez hospitais da Região Norte e a Gestão Energética Municipal em 15 municípios.


CENTRO DE TECNOLOGIA DA ELETROBRAS ELETRONORTEAo longo de sua atuação, o Centro de Tecnologia ampliou sua atuação

O papel de agente indutor do desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia tem como principal suporte na Amazônia o Centro de Tecnologia da Eletrobras Eletronorte, o antigo Laboratório Central (Lacen). Localizado em Belém, onde foi instalado em 1984, é o único centro tecnológico da Região Norte acreditado pelo Inmetro na área de calibração de grandezas elétricas e mecânicas e o único, no Brasil, para calibração em vibração. É também acreditado pelo Ministério do Trabalho para emissão de laudos de ensaios em equipamentos de proteção individual, prestando serviços, desenvolvendo tecnologias e conduzindo projetos de pesquisa para todo o território nacional, mas principalmente para os estados do Norte e Nordeste.

Ao longo de sua atuação, o Centro de Tecnologia ampliou sua atuação. À Eletrobras Eletronorte somaram-se clientes como Albrás, Alumar, Alunorte, Petrobrás, El Paso, Fiat, Vale do Rio Doce e Camargo Corrêa. A capacidade foi reconhecida com pelo menos 16 prêmios, incluindo quatro prêmios Sesi de Qualidade no Trabalho e o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Com as atividades em expansão, o Centro de Tecnologia da Eletrobras Eletronorte ocupará a partir de agora uma área de 64 mil m² do antigo parque térmico de Miramar em Belém. Além dos laboratórios existentes, as novas instalações abrigarão unidades de ensaios de alta tensão, oficinas de manutenção de equipamentos do sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.