Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Portal da Transparência do Governo Federal Prestação de Contas Edital de Eventos do Setor Elétrico

Responsabilidade Social

O compromisso da Eletrobras Eletronorte de levar energia e qualidade de vida para a Amazônia e para o Brasil é mantido com grande responsabilidade e ênfase nos aspectos éticos, sociais e ambientais. Esse Responsabilidade Socialcompromisso tem como referência programas e projetos sociais direcionados à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável de comunidades e regiões onde a Empresa atua.

Além disso, um dos compromissos da política de responsabilidade social da Eletrobras Eletronorte é com o futuro de crianças e jovens. No entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Pará, ações do Plano de Inserção Regional da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, ações do Plano de Inserção Regional da Usina Hidrelétrica Tucuruí - Pirtuc resultaram na abertura de mais de sete mil vagas no ensino fundamental. Desenvolve ações compensatórias e estruturantes nos municípios de Breu Branco, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá e Tucuruí. As obras são definidas por um conselho gestor formado por 21 entidades da sociedade civil, representantes das sete prefeituras e órgãos da administração estadual e federal.

Além do Pirtuc, outro programa de inserção regional da Eletrobras Eletronorte na área de influência de Tucuruí é o Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Região a Jusante da Usina Hidrelétrica Tucuruí - PPDJUS. Exemplo do pioneirismo da Eletrobras Eletronorte, primeira empresa do Setor Elétrico a reconhecer impactos socioambientais a jusante de uma hidrelétrica, beneficia os municípios de Cametá, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajarú e Igarapé-Mirim. O PPDJUS também tem suas ações definidas por um conselho gestor, do qual participam instituições de ensino e pesquisa, governos municipal, estadual e federal, movimentos sociais e Eletrobras Eletronorte

Juntos, os programas prevêem, em 20 anos, investimentos de R$ 360 milhões em projetos de saúde pública, educação, meio ambiente, desenvolvimento urbano e agricultura familiar.

Tanques-rede
As ações sociais da Eletrobras Eletronorte são pautadas nos benefícios socioambientais para as comunidades próximas a seus empreendimentos. Um exemplo é o Projeto Tanques-Rede, desenvolvido em Candeias do Jamari, no entorno da Usina Hidrelétrica Samuel, em Rondônia, que estimula a criação de tambaquis em cativeiro de forma comunitária.
Tanques-rede

Contando com a parceiria do Governo de Rondônia, a Prefeitura de Candeias do Jamari e a Colônia de Pescadores Z-6, objetiva a redução da pressão sobre os estoques pesqueiros naturais, a geração de emprego e renda, a inclusão social, a segurança alimentar e a profissionalização dos pescadores. Sua sustentabilidade é garantida com o reinvestimento de 30% do lucro obtido com a comercialização. Os outros 70% são distribuídos entre os pescadores. O Projeto Tanques-Rede tornou-se referência ao receber o Prêmio Sebrae Mário Covas - Prefeito Empreendedor.

Com base nessa experiência, a Eletrobras Eletronorte lançou o Projeto Pscicultura em outros municípios de Rondônia e no Amapá, em parceiria com associações de pescadores e instituições governamentais.

Jovem Aprendiz
A Eletrobras Eletronorte também implementou o Projeto Jovem Aprendiz para atender a necessidade de profissionalização dos adolescentes com idade entre 14 e 24 anos. Desde 2006 é desenvolvido em oito estados da Amazônia e no Distrito Federal. Somente em 2007 beneficiou cerca de 150 pessoas.

Adolescente Aprendiz
Outra ação de responsabilidade social da Eletrobras Eletronorte é o Programa Corporativo Adolescente Aprendiz, beneficiando alunos de 14 a 24 anos do ensino fundamental, médio e supletivo de escolas públicas. A seleção contempla adolescentes com necessidades especiais e de famílias de baixa renda. O principal objetivo do Programa é desenvolver habilidades e competências básicas que possibilitem a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho.

Adolescente Aprendiz
Inclusão Digital
Topawa Káa - Rede Floresta de Inclusão Digital foi criada pela Eletrobras Eletronorte em março de 2004 para combater a exclusão digital entre as comunidades da Amazônia. A Eletrobras Eletronorte tem implantado telecentros, núcleos de inclusão digital e capacitação formados pela comunidade, com a participação dos moradores da região. Um dos maiores desafios do Projeto é organizar uma rede de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem o conhecimento a partir do uso de tecnologia de informação com o software livre e terem oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional, social, econômico e cultural.  

Projeto Linha Verde
O Projeto Linha Verde, criado em 2006, vem sendo desenvolvido pela Eletrobras Eletronorte e consiste na plantação de hortaliças sob as linhas de transmissão localizadas em áreas públicas. O Projeto deu à Regional de Mato Grosso dois prêmios no Painel Integrado de Qualidade - PIQ; em 2006, com trabalho inédito, e em 2007, com trabalho consolidado.

Projeto Escola de Fábrica
O Projeto é um compromisso assumido pela Eletrobras Eletronorte junto ao Fórum das Estatais pela Educação, assinado pelas empresas estatais, ministérios e a Casa Civil da Presidência da República. O objetivo é ampliar os espaços educativos de formação profissional para jovens de 16 a 24 anos. A Eletrobras Eletronorte obvteve reconhecimento do Ministério da Educação ao lançar a primeira turma de eletricista fotovaltico para atender o projeto Luz Para Todos na Amazônia.

Programa Pró-Eqüidade de Gênero e Diversidade
A Eletrobras Eletronorte, seguindo orientação do Governo Federal, vem inserindo nas diretrizes gerais de responsabilidade social ações transversais e de valorização da diversidade étnica, racial, de gênero e geográfica. Por meio do Programa Pró-Eqüidade de Gênero e Diversidade, desenvolve um trabalho diferenciado nos processos empresariais para que noProjeto Linha Verdevas práticas de gestão e de cultura organizacional sejam introduzidas no ambiente corporativo. Em dezembro de 2006 e março de 2009, a Empresa foi certificada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, com o Selo Pró-Equidade de Gênero. 

 







 

 


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.