Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Portal da Transparência do Governo Federal Prestação de Contas Edital de Eventos do Setor Elétrico

Unidade de Conservação

As Unidades de Conservação têm o objetivo de manter a diversidade biológica regional. São áreas que aliam o desenvolvimento de pesquisas com uso racional dos recursos naturais. A legislação ambiental brasileira determina que empreendimentos de grande impacto compensem os danos causados ao meio ambiente com a implementação de unidades de conservação e proteção integral. Atendendo a essas exigências, a Eletrobras Eletronorte apóia as seguintes atividades:

 • demarcação das terras;

• projetos de desenvolvimento das populações residentes;

• atividades de proteção e vigilância às áreas;

• atividades de educação ambiental às populações locais.

São 18 unidades de conservação - entre reservas biológicas, estações ecológicas, reservas extrativistas e parques nacionais e estaduais - que recebem apoio técnico e financeiro da Eletrobras Eletronorte. Isso significa mais de 5 milhões de hectares protegidos e cerca de R$ 15 milhões comprometidos com a conservação e preservação da diversidade biológica, desenvolvimento de técnicas racionais do uso dos recursos naturais e formação de recursos humanos.

Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí
Em 2002, o Governo do Pará criou o Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí com o objetivo de ordenar o uso dos recursos naturais no lago da Usina e em seu entorno. A Eletrobras Eletronorte faz parte do Conselho de Gestão do Mosaico e contribui financeiramente para a implantação dessas unidades. 

QualidadeAgua

Parque Estadual da Serra das Andorinhas/Martírios
Situado às margens do Rio Araguaia, no Pará, o Parque foi criado em 1996 e encontra-se no centro da APA de São Geraldo do Araguaia. Com uma área de 24 mil hectares, preserva amostras dos ecossistemas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, além de importantes sítios arqueológicos.

Reserva Biológica de Guaporé
Criada em 1982, a Reserva Biológica Guaporé, em Rondônia, possui uma área estimada em 600 mil hectares, onde a Eletrobras Eletronorte reformou a Sede, instalou sistemas de energia solar e comprou equipamentos para melhorar as condições de trabalho e a fiscalização.

Reserva Biológica de Jaru
Para a Reserva Biológica de Jaru, em Rondônia, criada em 1979 e com 268 mil hectares de área, a Eletrobras Eletronorte adquiriu um veículo, dois sistemas de energia solar e equipamentos audiovisuais e de informática para o escritório.

Estação Ecológica do Rio Acre
A Eletrobras Eletronorte forneceu infra-estrutura, desde a instalação de sistemas solares e aquisição de veículos até móveis e outros materiais. A exemplo dos outros investimentos na região, este também foi viabilizado com recursos da compensação financeira proveniente da interligação elétrica Rondônia/Acre.

QualidadeAgua

Parque Estadual do Bacanga
Localizado na Ilha de São Luís, Maranhão, esse parque foi contemplado com um plano de manejo que visa ao fornecimento de diretrizes básicas para a implantação efetiva da área designada para conservação. Além disso, a Eletrobras Eletronorte construiu um Centro de Visitação e comprou veículo para fiscalização do Sítio Arqueológico do Físico. Tudo isso com recursos da compensação ambiental da Linha de Transmissão Presidente Dutra/Peritoró.

Estação Ecológica de Cuniã
A Estação, em Rondônia, tem área de 53 mil hectares e foi criada em 2001 para preservar amostras dos ecossistemas inundáveis da Amazônia e possibilitar pesquisas científicas. A Eletrobras Eletronorte construiu e equipou toda a sede da Estação, instalou energia solar e sinalizou os limites e as áreas de visitação do Parque.

Parque Nacional de Pacaás Novos
O Parque, em Rondônia, com 765 mil hectares de área, foi criado em 1979 com o objetivo de proteger duas espécies vegetais raras, de ocorrência restrita na Amazônia, além de proteger uma amostra representativa do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Ali, a Eletrobras Eletronorte construiu garagem para carros e barcos, oficina, depósito, adquiriu veículos para a fiscalização, equipamentos audiovisuais e de informática para viabilizar as atividades de educação ambiental em escolas no entorno da Unidade.




MeioAmbiente8

Parque Nacional da Serra do Divisor
O Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, foi criado em 1989 e possui 843 mil hectares. A compensação financeira para essas unidades é proveniente da interligação elétrica Rondônia/Acre.

Reserva Biológica do Uatumã
A Reserva Biológica do Uatumã, no Amazonas, com mais de 900 mil hectares, foi criada pelo Ibama, em 1990, para compensar o impacto ambiental causado com a implantação da Usina Hidrelétrica Balbina, que inundou uma área de cerca de 300 mil hectares. A área da Reserva encontra-se em excelente estado de conservação, sendo considerada uma das prioritárias para a manutenção da diversidade biológica da Amazônia, e faz parte do Corredor Ecológico da Amazônia Central, o maior conjunto de áreas protegidas do planeta.

Estação Ecológica de Samuel
Criada em 1989 pelo Governo do Estado de Rondônia, a Estação Ecológica de Samuel, com cerca de 70 mil hectares, tem como objetivo a proteção da área representativa dos ecossistemas naturais da bacia do Rio Jamari. Essa unidade de conservação foi criada como compensação pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel, com 56 mil hectares, para preservar a biodiversidade.

Parque Nacional do Araguaia
Criado em 1959 com o objetivo de proteger os ecossistemas de transição entre os biomas Floresta Amazônica e Cerrado, o Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, foi contemplado, em 2000, com a revisão do Plano de Manejo, contando com recursos financeiros de um convênio entre Eletrobras Eletronorte e Ibama.

Reserva Biológica de Gurupi
A Reserva Biológica de Gurupi, no Maranhão, também foi contemplada com o Plano de Manejo. Ocorreram ações de levantamento fundiário e demarcação com a participação da Eletrobras Eletronorte. Tais atividades foram desenvolvidas com recursos financeiros oriundos da compensação ambiental da Linha de Transmissão Norte/Sul.

Reserva Extrativista de Ciriaco
Na Reserva de Ciriaco, no Maranhão, a Eletrobras Eletronorte apoiou o projeto de produção e organização comunitária, com a realização de cursos de capacitação e aquisição de equipamentos para melhoria das condições de trabalho de cerca de 300 famílias extrativistas que vivem na reserva.

Parque Nacional de Monte Roraima
No Parque Nacional de Monte Roraima, em Roraima, foi realizado o Plano de Manejo com recursos da Eletrobras Eletronorte como compensação ambiental dos impactos causados pela instalação da Linha de Transmissão Brasil/Venezuela, próximo à área protegida. Além disso, foram alocados recursos financeiros para a implantação de infra-estrutura e desenvolvimento de ações de proteção da área.

Reserva biológica da Fazendinha
Para compensar o impacto ambiental da Linha de Transmissão Central/Santana, a Eletrobras Eletronorte investe no fortalecimento da preservação dos 193 hectares da Reserva Biológica da Fazendinha, no Amapá.

Reserva Biológica do Parazinho
Localizado no Amapá, com 111 hectares, a Reserva recebe recursos da compensação da Linha de Transmissão Central/Calçoene para investir em ações de preservação. Foi criada para conservação das tartarugas da Amazônia e está localizada no Arquipélago do Balique, na foz do Rio Amazonas. A Eletrobras Eletronorte vai construir a base física e a estrutura para abrigar técnicos e agentes ambientais.

Parque Estadual do Mirador
Criado pela Lei Estadual 7.641, de 4 de junho de 1980, no município de Mirador, está localizado entre as nascentes dos rios Alpecartas e Itapecuru, região centro-meridional do Maranhão. Com uma área de 500 mil hectares, o Parque recebe recursos da compensação ambiental pelos impactos causados pela Linha de Transmissão Periotó/Teresina. A preservação do Parque é vital para a proteção das nascentes do Rio Itapecuru, principal manancial para o abastecimento da água da cidade de São Luís.
 


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.