Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Sistema de Gestão Ambiental

A Eletrobras Eletronorte, ao longo dos anos tem estabelecido nos ciclos de planejamento estratégico, objetivos estratégicos e desdobramentos corporativos no sentido de estar cada vez mais preparada para os desafios inerentes a sustentabilidade empresarial, estabelecendo resultados empresariais com fatores de desempenho econômico-financeiro, social e ambiental. 
 
Na expansão do negócio da empresa, as suas equipes sempre buscaram estar na vanguarda dos conhecimentos, principalmente, os ambientais em todas as etapas dos seus empreendimentos. Cita-se como exemplo, no tempo que ainda não tinha as exigências de legislação ambiental específica, em 1977, a Eletrobras Eletronorte contratou o ecólogo Robert Goodland,  do “Cary Arboretum of the New York Botanical Garden”, que indicou e foram aplicadas as recomendações ambientais para o empreendimento UHE Tucuruí (PA).

No tempo que se iniciou a exigência legal de elaboração de EIA /RIMA, no seu conjunto de publicações que ocorreu no período 1981 a 1987, a Eletrobras Eletronorte, já em 1988, licenciou e obteve a licença de operação do empreendimento UHE Samuel (RO) suportado com a apresentação do EIA /RIMA, que foi o primeiro empreendimento de grande porte do Brasil nesse atendimento. 
 
Em 1989, a Eletrobras Eletronorte iniciou um processo de auditorias ambientais internas e, em 2001, no planejamento estratégico, ciclo 2001 a 2003, estabeleceu a diretriz de implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com definição de certificação ISO 14001 dos empreendimentos de geração e, nesse mesmo ano 2001, já acontecia o primeiro ciclo anual do indicador de resultados Eficiência da Gestão Ambiental (IEGA). Esse indicador ambiental corporativo tem a aplicação da metodologia CAPDo, do TPM e as auditorias ambientais internas são realizadas em todos os empreendimentos em produção. 
 
Com base nas orientações do planejamento estratégico, foram alcançadas as Certificações ISO 14001, no primeiro trimestre de 2005, os empreendimentos: UHE Coaracy Nunes, LT Central /Santana Circuitos 1 e 2, Se Central e SE Santana, no estado do Amapá e UHE Samuel, UTE Rio Madeira, LT Porto Velho /Abunã, SE Abunã e SE Porto Velho, no estado de Rondônia. Ressalta-se que, as citadas linhas de transmissão foram as primeiras, do Brasil, a alcançarem essa distinção de certificação.

Leia mais:
 

® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.