Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Nota à imprensa

30 de Setembro de 2015; Assessoria de Comunicação da Eletrobras

Em atenção à reportagem publicada hoje (30), pelo jornal “Folha de S. Paulo”, à página A13, a respeito das contribuições das empresas Eletrobras à Audiência Pública 032/2015, a Eletrobras e as empresas Eletrobras Furnas e Eletronorte vêm a público comunicar o que segue.

A Eletrobras esclarece que:

1. Em nenhum momento a empresa responsabilizou qualquer dos agentes setoriais ou qualquer autoridade pelo que vem ocorrendo com a questão do Generation Scaling Factor (GSF), tema da citada Audiência Pública. 

2. Atendendo solicitação da Aneel, foram apresentadas sugestões para aperfeiçoamento do modelo de gestão do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), para fazer face a momentos de crise hídrica, como a atualmente enfrentada.

A Eletrobras Eletronorte esclarece que:

1. A citação atribuída à empresa não é de sua autoria. Trata-se de trecho extraído de processo em trâmite junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (AI nº 0023052-35.2015.4.01.0000/DF, 5ª Turma, DOU 11/05/2015), citado nas contribuições da empresa à Audiência Pública 032/2015 da Aneel.

A Eletrobras Furnas esclarece que:

1. O termo desequilíbrio estrutural não se refere ao SEB como um todo, mas tão somente a pontuais atrasos nas obras decorrentes de leilões de energia, leilões estes que estão em total aderência à necessidade do SEB, ao contrário da afirmação a nós atribuída.

2. A empresa refuta a interpretação de que deveria ser realizado corte de carga pelo ONS. Entendemos que não há o que se discutir com relação às medidas adotadas, o que se discute é a adequação da alocação de seus custos, conforme contribuições realizadas pelas associações de geradores que participam nas demais fases.

3. A empresa tem a convicção de que, diante do cenário hidrológico adverso, as decisões têm sido tomadas para garantir o suprimento de energia elétrica para o país. A prova disso é o fato de que, mesmo com condições hidrológicas desfavoráveis, o suprimento de energia elétrica está sendo garantido, sendo que, inclusive, mais recentemente foi dispensado parcialmente o uso de geração térmica.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.