Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

UHE Tucuruí é recertificada na ISO 14001:2004

26 de Junho de 2015; Agência Eletronorte de Notícias

Na manhã da sexta-feira, 26, auditores do grupo Bureau Veritas anunciaram o resultado da Auditoria de Recertificação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA da Usina Hidrelétrica Tucuruí com base no atendimento à Norma ISO 14001:20Certificada desde 2009 na ISO 14001, a UHE Tucuruí vem mantendo resultados positivos nas auditorias de recertificação realizadas a cada três anos, e nas auditorias de manutenção da certificação, realizadas anualmente.

tucurui_isoAmbas as auditorias buscar verificar a continuidade no atendimento aos requisitos normativos e a capacidade da Eletrobras Eletronorte de planejar e realizar o atendimento às recomendações de auditorias passadas.

Mauro Jaymes e Leonídio França Filho foram os auditores responsáveis por analisar documentos e requisitos aplicáveis ao Sistema de Gestão Ambiental. Para isso, visitaram diversas áreas e conversaram com colaboradores atuantes nas áreas de Operação, Manutenção e Processos Administrativos da Hidrelétrica.

Leonídio França, que participou do processo de certificação da UHE Tucuruí em 2009, explicou como foi essa avaliação e fez uma análise sobre o que viu neste retorno à Unidade. “Através da análise de documentos, de evidências e entrevistas com funcionários, avaliamos a consistência da gestão do meio ambiente na Unidade. Essa análise é amostral, uma vez que não teríamos tempo suficiente para avaliar todos os documentos desta grande unidade. Fica para a equipe, durante as auditorias internas, fazerem essa análise detalhada, para que busquem cada vez mais consistência no Sistema e até nos processos operacionais”, disse Leonídio. 

Auditor líder no processo, Mauro Jaymes fez uma reflexão sobre a importância das ações individuais na busca pela sustentabilidade. ”As questões ambientais e de sustentabilidade estão muito mais relacionadas à expansão de consciência, de autoconhecimento, do que propriamente ao seguimento de normais e leis. Na medida em que se alcança esse autoconhecimento, você entende o que você é e não quem você é. Entende a importância do seu papel em todo esse processo”, afirmou o auditor líder.

Ao final da reunião, o superintendente de Geração Hidráulica da Eletrobras Eletronorte, Antônio Augusto Bechara Pardauil, parabenizou toda a força de trabalho pelo resultado obtido, destacando a importância da manutenção da certificação. “Esse é um processo de constante aprendizado e que sempre pode ser melhorado. Manter essa certificação após seis anos é ver que esse é um processo que se mantém consistente ano após ano, fortalecendo a gestão integrada de nossas unidades. Nesses momentos emblemáticos é que a competência faz a diferença na construção de uma Empresa cada vez mais sustentável. Continuamos a ter muitos desafios pela frente, mas essa é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, finalizou Antonio Pardauil. 

ISO 14001 

A ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento. Tem também como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a requisitos pré-estabelecidos por algum cliente.

Tucuruí

Em 21 de novembro de 1975 começaram, no Rio Tocantins, as obras de infraestrutura da Usina Hidrelétrica Tucuruí, a maior usina genuinamente nacional, um símbolo da engenharia brasileira.

Localizada no sudeste do Pará, Tucuruí tem sido reconhecida ao longo dos anos, tanto pela satisfação dos clientes e consumidores, quanto pelas diversas premiações recebidas, devido à excelência da gestão empresarial. Essas conquistas são fruto da prática constante dos valores do Credo da Eletrobras Eletronorte: foco em resultados, ética e transparência, valorização e comprometimento das pessoas, empreendedorismo e inovação, sustentabilidade.

Principal geradora do sistema Norte-Nordeste, Tucuruí passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional em março de 1999, com a conclusão da Interligação Norte-Sul. Essa linha permite a preservação de reservatórios hidrelétricos em outras regiões durante o período hidrológico favorável no Rio Tocantins.

Para mais informações acesse www.eletronorte.gov.br

Agência Eletronorte, por Dênis Aragão, de Tucuruí



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.