Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Companhia lança Programa Anticorrupção das Empresas Eletrobras

25 de Março de 2015; Assessoria de Comunicação da Eletrobras

 

A Eletrobras lançou hoje (25) o Programa Anticorrupção das Empresas Eletrobras, um conjunto de ações que visam identificar, corrigir e prevenir, continuamente, fraudes e corrupção, garantindo o cumprimento das Leis Anticorrupção por parte das empresas, dos colaboradores, de representantes formalmente designados, sócios de joint ventures e outras afiliadas da Eletrobras. “Nós decidimos implementar essa sistemática dentro do sistema de governança e gestão das empresas Eletrobras para nos adaptarmos à lei anticorrupção do Brasil em complemento às adaptações já implementadas à lei dos EUA”, explicou José da Costa, presidente da Eletrobras.

A empresa adequou-se à Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013, conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira, que passou a vigorar em janeiro de 2014, além da adaptação à Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), lei norte-americana contra práticas de corrupção. Com a promulgação da lei brasileira, a Eletrobras passou todo o ano de 2014 estruturando a área de compliance em cada uma de suas controladas. A estrutura de cada empresa prevê um gerente e um assistente. Ao todo 50 colaboradores das empresas, apoiados pela consultoria americana Hogan Lovells, especialista em FCPA e políticas anticorrupção, foram envolvidos no processo.

Com base nesses estudos, foi iniciada, no fim de 2014, a estruturação do Programa Anticorrupção. Ele determina normas de referência e procedimentos corporativos, além de treinamentos para todos os dirigentes e empregados, com diferentes níveis de profundidade. Como parte do programa, a Eletrobras desenvolveu o guia do colaborador para orientar seus empregados.

O gerente da área na Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, destaca a importância da participação dos empregados para o sucesso do programa. “Estamos desenvolvendo uma série de treinamentos contínuos com dirigentes e colaboradores. A participação dos empregados é fundamental, pois só se fará um programa efetivo se todos se engajarem”, afirmou.

A coordenação do programa é da holding e as ouvidorias das empresas são o canal prioritário de entrada para denúncias de corrupção e fraude, que depois são repassadas e investigadas pela área de compliance.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.