Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Auditoria externa recomenda manter Sistema de Gestão Ambiental de Tucuruí na ISO 14001:2004

2 de Junho de 2014; Imprensa Eletrobras Eletronorte

A auditoria do grupo Bureau Veritas recomendou, mais uma vez, a manutenção da certificação da Hidrelétrica Tucuruí na Norma ISO 14001:2004 do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A decisão foi tomada pelo auditor Edson Carlos Santos de Andrade após fazer, de 26 a 29 de maio deste ano, detalhada análise dos documentos e requisitos regulamentares aplicáveis aos processos do Sistema de Gestão Ambiental da UHE, bem como aos seus procedimentos de operação e manutenção, treinamento e plano de emergência.

Conforme declarou o auditor, a verificação constatou que o Sistema de Gestão Ambiental da Hidrelétrica Tucuruí está de acordo com os requisitos da NBR ISO 14001. Na oportunidade, após tecer elogios a alguns pontos fortes, como a limpeza da organização, a qualidade dos programas ambientais e as lideranças dos processos, ele fez questão de ressaltar o alto padrão de qualidade técnica da Eletronorte.

O superintendente da Hidrelétrica Tucuruí, Antonio Augusto Bechara Pardauil, parabenizou e agradeceu o empenho e a responsabilidade das equipes de todas as áreas de sua Superintendência, pedindo que continuem trabalhando por essa importante certificação conquistada em 2009, mantida em 2012 e novamente agora em 2014.

Pardauil considera relevante a realização de auditoria do órgão externo competente e vê o processo como real oportunidade de melhorias. “Isso nos faz enxergar o que possivelmente estaríamos deixando de ver na rotina de trabalho. Fazer sempre o melhor ajuda-nos no desafio da caminhada para um futuro cada vez mais sustentável. O processo de gestão ambiental não é responsabilidade somente da equipe de meio ambiente e sim de todos. As oportunidades de melhoria e não conformidades são produtos importantes desse processo porque nos fazem enxergar o que não estávamos vendo na rotina de trabalho. Nosso desafio é trabalhar para resolvê-las nesse desafio da caminhada para um futuro cada vez mais sustentável”.

Carmen Rocha, gerente da Divisão de Ações Ambientais de Geração, agradeceu o compromisso da Superintendência de Geração Hidráulica com o Sistema de Gestão Ambiental. “Cada auditoria realizada nos dá a chance de aprimorar o processo, ter novo aprendizado e novos ganhos para a Eletronorte e para a nossa força de trabalho”, destacou.
 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.