Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Novo sistema de gerenciamento de energia traz mais segurança ao SIN

13 de Janeiro de 2014; Comunicação Eletrobras

 

Entrou em operação comercial, no fim de 2013, o Reger (Rede de Gerenciamento de Energia), novo sistema de supervisão e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), desenvolvido por um consórcio formado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e pela Siemens, empresa vencedora de licitação internacional. O Reger traz uma maior segurança operacional ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que permite o intercâmbio de energia elétrica entre as regiões brasileiras.

 

Com o Reger, o ONS passa a controlar o SIN a partir de uma plataforma unificada que abrange os seus cinco centros de operação: Sudeste (Rio de Janeiro), Sul (Florianópolis), Nordeste (Recife), Norte/Centro-Oeste (Brasília) e Centro Nacional de Operação do Sistema (CNOS), também em Brasília. O Reger garante total continuidade da capacidade de supervisão e controle do sistema elétrico brasileiro, mesmo em situações extremas, como a perda de todo um centro de operações.

 

O Reger é um sistema SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition System/Energy Management System) virtual, baseado no Sage (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), desenvolvido pelo Eletrobras Cepel, como solução núcleo, com arquitetura e recursos inéditos em nível mundial. É composto por um conjunto de Sistemas de Supervisão e Controle (SSCs) fortemente integrados, geograficamente distribuídos e redundantes, capazes de suportar todas as funções que integram a missão básica do ONS.

 

A evolução dos aplicativos avançados de Controle Automático de Geração e de Análise de Redes em Tempo-Real do Sage, já operacionais no Reger, contribui para uma operação mais econômica e segura, para melhorar a observabilidade do sistema e para agilizar os processos de recomposição pós-distúrbio. Além disso, o Reger também vai trazer ganhos importantes de eficiência para o ONS na execução de suas atividades, por meio de recursos como a administração global do modelo de dados e da Base de Dados Fonte Global (BFG) do sistema elétrico, da economia com treinamentos e qualificação de operadores e da viabilização de maior mobilidade de pessoal entre centros.

 

O Reger começou a ser utilizado em condições reais de operação no dia 22 de dezembro, após a realização de testes de aceitação. Esses testes exigiam disponibilidade superior a 99,99% para todas as funções críticas durante 2.000 horas, tendo o sistema apresentado disponibilidade de 100%.

 

A próxima fase do projeto engloba o desenvolvimento de novos recursos e tecnologias que serão incorporados não apenas ao Reger, como também ao Sage, que tem entre seus usuários as empresas Eletrobras.

 

Leia a notícia sobre o Reger no site do Eletrobras Cepel aqui.

 

 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.