Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Nota de esclarecimento

28 de Outubro de 2013; Imprensa Eletrobras Eletronorte

Em razão de matéria publicada pela Revista Veja no último fim de semana, sob o título “Depoimentos, conversas e planilhas”, e  repercutida pelo jornal Folha de São Paulo e por outros órgãos de imprensa, a Diretoria Executiva da Eletrobras Eletronorte esclarece o seguinte:

 

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Com relação à matéria recentemente publicada no jornal “Folha de São Paulo”a Eletronorte esclarece que:

Os contratos de  fornecimento e montagem das unidades geradoras da 2ª etapa da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (11 unidades geradoras de 375 MW cada) foram assinados em 2000 com o Consórcio Empresarial de Tucuruí – CETUC, tendo como  líder a empresa Alstom.

Durante o fornecimento e montagem daquelas unidades geradoras todos os contratos foram anualmente auditados pelos órgãos de fiscalização, e não foi encontrada qualquer irregularidade na execução e gestão dos mesmos. Em 2006 os referidos contratos foram objeto de investigação por parte da Polícia Federal, por motivos alheios à Eletronorte, que colocou à disposição da mesma toda a documentação pertinente aos contratos de fornecimento. Os Diretores e empregados da Eletronorte sempre estiveram à disposição para todo e qualquer esclarecimento.

 A Eletronorte informa ainda que as 11 unidades geradoras fornecidas pelo Consórcio CETUC encontram-se em operação comercial.”

O texto acima é mera transcrição de Nota de Esclarecimento publicada pela Diretoria da Eletrobras Eletronorte em 13 de maio de 2008 quando da publicação pela Folha de São Paulo de matéria com exatamente o mesmo conteúdo de matéria publicada neste último fim de semana pela revista VEJA. Como a própria nota explica, tais fatos tiveram origem em investigação da Polícia Federal no estado do Paraná e que nada tinha a ver com a Eletrobras Eletronorte. Mas, desde o início, a Eletrobras Eletronorte e seus empregados citados disponibilizaram à Polícia Federal todas as informações e esclarecimentos a respeito do referido contrato.

 No último dia 24 de outubro, a assessoria de imprensa da Eletrobras Eletronorte recebeu solicitação de informações da revista VEJA, as quais foram enviadas no dia 25 de outubro, conforme abaixo:

 “A Usina Hidrelétrica Tucuruí foi construída em duas etapas. A primeira etapa foi inaugurada em 1984. A segunda etapa foi construída entre os anos de 1998 e 2006.

Os equipamentos principais de geração da segunda etapa foram fornecidos montados e comissionados pelo Consórcio CETUC, formado pelas empresas Alstom, Andritz, IESA e  Norberto Odebrecht.

O contrato com o CETUC foi assinado em 2000 e a instalação das unidades geradoras 13 a 23 encerrou-se em 2006. O valor foi de R$ 750 milhões. As multas aplicadas por atrasos na data de entrega à operação de unidades geradoras foram de R$ 57 milhões entre os anos de 2004 e 2006.

Ao longo de sua execução, anualmente, este contrato foi regularmente auditado pelo Tribunal de Contas da União.”

Estranhamente, a revista VEJA afirma em sua reportagem que a Eletrobras Eletronorte não respondeu às solicitações da revista, quando a Empresa já vem se manifestando publicamente a respeito deste assunto desde 2006 e o fez novamente no último dia 25, diretamente à revista VEJA.

 Reafirmamos que a Eletrobras Eletronorte continua à disposição dos órgãos fiscalizadores e da Justiça para todo e qualquer esclarecimento do referido assunto.

 

 Diretoria Executiva



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.