Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Programa de Inserção Regional entrega escolas em Tucuruí

16 de Agosto de 2013; Imprensa Eletrobras Eletronorte

 A Diretoria da Eletrobras Eletronorte esteve em Tucuruí nos dias 12 e 13 de agosto cumprindo agenda de visitas a duas escolas entregues recentemente à comunidade. A comitiva - integrada pelo diretor-presidente, Josias Matos de Araujo, e pelos diretores de Operação, Wady Charone Junior, e de Planejamento e Engenharia, Adhemar Palocci - vistoriou as escolas Gumercindo Gomes (Getat) e Manoel Carlos Silva (Nova Matinha), construídas com recursos do Plano de Inserção Regional dos Municípios à Montante da UHE Tucuruí - PIRTUC. Os diretores foram homenageados com o título de Cidadão Tucuruiense, ao lado do superintendente de Meio Ambiente, Antonio Raimundo Santos Ribeiro Coimbra, e de Damião Apolinário Pereira, colaboradores da Eletrobras Eletronorte. A homenagem aos diretores da Estatal foi entregue em sessão solene realizada na quadra poliesportiva do Colégio Manoel Carlos Silva, na Nova Matinha.

_DSC4841As escolas foram entregues no último dia 31 de julho para a população pelo prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, e representantes da Gerência de Implementação de Ações Socioambientais da Eletrobras Eletronorte em Tucuruí. Os colégios atenderão cerca de 2.400 crianças com 40 novas salas de aula, laboratórios de informática e estruturas totalmente acessíveis. Os dois prédios servirão de modelo padrão para as novas escolas que serão entregues pela administração municipal, com amplo espaço poliesportivo que poderá ser utilizado para práticas educativas socializadoras de esporte, cultura e lazer.

O diretor-presidente, Josias Araujo, lembrou que diversos projetos estão sendo realizados em conjunto com as prefeituras da região. Um dos mais importantes é a Estação de Tratamento de Água de Tucuruí, que deve acabar de vez com a falta de água para a população, e que foi vistoriada pela Diretoria da Empresa e comitiva dos prefeitos que compõem o Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins - Compart. “Essa parceria entre o município e a Empresa só tem trazido benefícios para a comunidade. Estamos cumprindo nosso papel social”, destacou Josias.

Para o prefeito de Tucuruí, o município deu um salto de desenvolvimento em setores essenciais graças à parceira com a Eletrobras Eletronorte. “Sou humilde em dizer que graças a esse parceiro estamos resolvendo inúmeros problemas, não somente em Tucuruí, mas em todos os municípios atendidos pelos programas da Eletrobras Eletronorte. Só temos que agradecer e esperar que essa parceria se mantenha por muitos anos”, declarou Sancler Ferreira.

Para Wady Charone Junior, diretor de Operação, a Eletrobras Eletronorte se orgulha de ser um dos fatores de desenvolvimento na região. “Ficamos felizes quando vemos concretizada cada nova etapa desse trabalho que resulta no desenvolvimento das pessoas e da região”.

Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia, lembrou que a Empresa sempre esteve aberta para ouvir os prefeitos e demais autoridades dos municípios atendidos pelos planos de Inserção Regional dos Municípios à Montante da UHE Tucuruí – PIRTUC, e Inserção Regional dos Municípios à Jusante da UHE Tucuruí - PIRJUS. “Nossa missão tem sido apontar soluções viáveis para as prefeituras. Temos procurado atender, na medida do possível, todas as demandas dos municípios do entorno do Lago de Tucuruí. Essa homenagem que recebemos hoje vou guardar no fundo do coração”, afirmou Palocci.


tuc_2013bReunião e Casa Eficiente

Na manhã da terça-feira, 13, o diretor-presidente, Josias Matos de Araujo, o diretor de Operação Wady Charone Júnior e o superintendente de Geração Hidráulica, Antonio Augusto Bechara Pardauil, descerraram a placa inaugural da Casa Eficiente.

A Casa Eficiente é fruto de uma parceria entre a Eletrobras Eletronorte e o Grupo de Estudos de Energias Renováveis (Gedae) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma residência eficiente adaptada ao clima da região amazônica, que consiste em uma casa de habitação unifamiliar, projetada para proporcionar máxima eficiência, conforto e baixo consumo energético. A Casa inclui tecnologias como a geração de energia com um sistema fotovoltaico interligado à rede, estratégias passivas de condicionamento de ar, aproveitamento da iluminação natural, ventilação natural cruzada e aquecimento solar de água, além de estratégias para o uso eficiente da água, como aproveitamento da água de chuva, tratamento das águas de esgoto e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.

Para garantir o conforto, a Casa Eficiente prevê o aproveitamento dos ventos dominantes para áreas de convívio social, a exemplo de varandas e salas de estar voltadas para o lado leste, para aproveitar os ventos e o sol da manhã. A Casa Eficiente ficará aberta à visitação e a ideia é que sirva como modelo para as construtoras.

Depois da visita, os diretores participaram de uma conversa com toda a força de trabalho, no Centro Cultural.

Agência Eletronorte, com informações de Denis Aragão



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.