Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

20 de junho. 40 anos da Eletrobras Eletronorte

20 de Junho de 2013; Imprensa Eletrobras Eletronorte

 

20 de junho de 1073. A Eletrobras Eletronorte nascia com a missão de desenvolver e integrar o Brasil com a sua energia. Com sede no Distrito Federal, tem unidades nos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Empresa surgiu com a função estratégica de investir na Amazônia quando poucos se arriscavam a fazê-lo. Uma decisão de governo que, mais tarde, se tornaria referência na geração de energia de forma sustentável, com responsabilidade e de forma integrada. Durante décadas a Empresa atendeu os chamados sistemas isolados, honrando o compromisso de levar energia a milhares de brasileiros de regiões ainda não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional - SIN. Com o orgulho de quem construiu sua história com integração e respeito à Amazônia, o parque gerador da Eletrobras Eletronorte conta com quatro hidrelétricas: Tucuruí (PA) - a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo - Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA), além de parques termelétricos em Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. A Empresa tem uma capacidade de geração instalada de 9,7 mil MW e opera cerca de dez mil quilômetros de linhas de transmissão e 53 subestações para levar energia elétrica a todo o Brasil por meio do SIN. Em 2011, numa conquista inédita, a Eletrobras Eletronorte torna-se a primeira estatal do setor elétrico a receber o reconhecimento máximo no Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, por meio da Superintendência de Geração Hidráulica. 

Confira o artigo do Diretor Presidente da Eletrobras Eletronorte e saiba um pouco mais dessa história de desafios. Acesse também a página da Empresa no Facebook: http://www.facebook.com/EletrobrasEletronorte

 

 

Essa é a nossa Empresa, essa é a Eletronorte

Josias Matos de Araujo

Diretor-Presidente

Eletronorte, 40 anos! Tudo começou em 1973, quando plantamos a pedra fundamental da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes. Desde então assumimos o desafio de grandes empreendimentos que beneficiam não só a Região Amazônica, mas também todo o nosso país continental. Nosso orgulho de ser Eletronorte vem desses desafios, dessa determinação, dessa força de quem chegou na floresta com a coragem de fazê-la mais forte, desenvolvida e, sobretudo, preservada.  

A partir daí, construímos Tucuruí, a maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira. Construímos Balbina, Samuel e assumimos Curuá-Una. Começamos, portanto, uma grande caminhada levando energia da Região Amazônica para o Nordeste, Sul e Sudeste. Mais do que isso, nossos empreendimentos são responsáveis por integrar a energia brasileira por meio do Sistema Interligado Nacional. Seja no passado, com a Norte-Sul ou o Tramo-Oeste, ou no futuro, com o Linhão Tucuruí-Macapá-Manaus ou com a SE Araraquara, nossas linhas de transmissão e subestações são referência internacional de qualidade técnica operacional. Com equipes cada vez mais qualificadas, a Eletronorte chega aos novos tempos do Setor Elétrico com energia para ser uma das melhores empresas de geração e transmissão do Brasil e do mundo. 

Estamos caminhando para um tempo de excelência, de qualificação, de exigências. Um tempo em que a criatividade, a inovação e a determinação serão, cada vez mais, grandes diferenciais.  O nosso futuro desponta com grandes desafios que, por meio das parcerias, nos leva a atingir as metas traçadas, entre elas, a de levar energia a diversas regiões do País. Nascemos na Amazônia e, ao longo dessa trajetória, chegamos aos nove estados da Amazônia Legal e temos nossa sede em Brasília, Distrito Federal. Hoje somos parceiros em empreendimentos no Rio Grande do Norte e em São Paulo, onde estamos construindo a Subestação Araraquara, que integra o Complexo do Madeira. Mais um desafio de grandes proporções não só pela grandeza da obra, como pelo fato de exigir um vasto conhecimento em corrente contínua, ainda recente no Brasil. 

Aqui na Eletronorte, passado e futuro se encontram em um presente desafiador. A riqueza que a diversidade de gerações pode trazer é um diferencial que dá à Empresa condições de se tornar cada vez mais eficiente e competitiva no mercado de energia. Aproveito para agradecer aos pioneiros. Aqueles que há quatro décadas acreditaram e assumiram, de fato, o compromisso de transformar as Centrais Elétricas do Norte do Brasil em uma importante referência nacional. É hora de agradecer também a nossa força de trabalho da Empresa. Homens e mulheres que, diariamente, lutam com paixão, compromisso e dedicação para cumprir sua missão. Aos jovens que hoje compõem essa força de trabalho, nosso agradecimento e nossa confiança na sua capacidade de transformar desafios em grandes conquistas. Somente com paixão e competência técnica, características de quem faz parte da Eletronorte, é que vamos manter o patrimônio e o orgulho de ter construído nesses 40 anos uma Empresa pronta para se consolidar como uma estatal eficiente e de resultados.  

Hoje, temos o orgulho de dizer que construímos dez mil quilômetros de linhas e mais de cinquenta subestações, um importante marco para a nossa Empresa.  Os desafios, no entanto, continuam se multiplicando aos nossos olhos, exigindo esforços redobrados de nossa parte para o cumprimento da missão de levar energia limpa, sustentável e de qualidade aos brasileiros, alinhada às diretrizes do Governo Federal com relação aos benefícios da modicidade tarifária. 

Nessa longa caminhada, iniciada na década de 70, estamos juntos com o propósito de atuar nos mercados de energia de forma integrada, rentável e sustentável. Todos os dias, construímos uma Empresa capaz de alimentar sonhos e esperanças; entramos na casa das pessoas de forma discreta, quase imperceptível, mas essencial. O fato de não atuarmos no setor de distribuição nos coloca distantes formalmente, mas a energia que geramos chega à casa de cada brasileiro, de cada brasileira, que tem a determinação de ser mais feliz. E temos orgulho de fazer parte desses momentos. 

Essa caminhada não foi fácil. E as próximas também não o serão. Mas é dessa capacidade de transformar a energia das pessoas em energia para o Brasil que vem o maior legado que nós, pioneiros e nova geração, podemos deixar para as gerações futuras: um País cada vez mais cheio de energia. 

 

 

 

 

 

 

 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.