Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte é reconhecida como classe mundial em Manutenção Produtiva Total - TPM

5 de Abril de 2013; Imprensa Eletrobras Eletronorte

A Eletrobras Eletronorte se tornou a única empresa de energia do mundo a receber, por seu processo de geração hidráulica interligada, o prêmio máximo da metodologia Manutenção Total Produtiva – TPM, o World Class Award, conferido pelo Japanese Institute for Plant Maintenance – JIPM. É também a única empresa pública, por meio da superintendência de Geração Hidráulica, a ter alcançado este nível de desenvolvimento na metodologia, e a receber também o Prêmio Especial TPM, por meio da regional de Transmissão do Tocantins.

As premiações ocorreram em Kyoto, no Japão, no último dia 27 de março. “Ser World Class significa que colocamos em prática preceitos e fundamentos de excelência, que conseguimos envolver as pessoas que se comprometeram verdadeiramente com todo o processo, significa que inovamos não só em como fazer, mas também no que fazemos, criando um TPM único que permitiu, além de nosso crescimento, a evolução da própria metodologia. Mas, principalmente, ser World Class significa que estamos prontos para novos desafios”, afirma o engenheiro Antônio Augusto Bechara Pardauil, superintendente de Geração Hidráulica.

Todo este trabalho teve início em 1997, resultando na obtenção do Prêmio Excelência em TPM – Categoria A, em 2001. Sempre aplicando os preceitos da metodologia e evoluindo em termos de gestão e da participação de todos os colaboradores, a Usina Hidrelétrica – UHE Tucuruí se lançou, a partir de 2009, novamente ao desafio da premiação, tendo recebido neste mesmo ano o Prêmio Consistência em TPM.

Esse Prêmio foi um forte motivador e forneceu subsídios para que a Usina Hidrelétrica Tucuruí alcançasse também o Prêmio Especial em TPM, no ano seguinte. A Superintendência de Geração agregou ainda as plantas de Curuá-Una e Samuel, que também receberam as premiações Excelência B e A e Consistência e Especial, respectivamente, nos anos 2010 e 2011.

Integração do processo de geração hidráulica
Em 2012, todos os anos de comprometimento com a metodologia se traduziram na busca de um objetivo ainda mais audacioso: integrar todo processo de geração hidráulica interligada da Eletrobras Eletronorte, inovando de forma criativa na aplicação da metodologia TPM para elevar a empresa ao nível de Classe Mundial em TPM.
O processo de avaliação do Prêmio Classe Mundial avalia a Empresa como um todo. “São verificados todos os processos que influenciam no desempenho da Empresa e que rodam fora das plantas, como a área de engenharia e logística, entre outros. Houve um perfeito entrosamento entre a Sede e as regionais”, acrescenta Arnaldo Lopes Martins Filho, superintendente de Engenharia da Geração.

Prêmio Especial
A Eletrobras Eletronorte acaba de ser reconhecida também na categoria Especial do Prêmio TPM, concedido à regional de Transmissão do Tocantins, que já vem obtendo vários resultados com a metodologia. “A utilização e aplicação da metodologia TPM em nossos processos está otimizando e reduzindo despesas, na busca de um melhor desempenho da nossa Regional”, declara o gerente Regional, Carlos Humberto de Souza e Silva.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.