Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Programa Mulheres Mil chega ao Tocantins

5 de Novembro de 2012; Imprensa Eletrobras Eletronorte

A Eletrobras Eletronorte firmou no dia 30 de outubro um Pacto de Cooperação com o Instituto Federal do Tocantins – IFTO para o Programa Mulheres Mil, que integra o Plano Brasil Sem Miséria e reúne diversas ações de inclusão social. O evento foi realizado no auditório do IFTO e teve o objetivo de buscar novos parceiros para as futuras ações do programa no Estado.

A Empresa participa do Programa Mulheres Mil, coordenado pelo Ministério da Educação, por meio de acordos de cooperação técnica com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia na execução de ações em municípios onde a Empresa possui empreendimentos.

Segundo a assistente da Presidência e coordenadora do Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza, Odete Balduíno, a Empresa participa do Programa como articuladora, democratizando o acesso às políticas públicas. “Além do Tocantins, os pactos locais já aconteceram nos estados do Maranhão, Amapá, Pará e, ainda neste ano, acontecerá também em Rondônia e Mato Grosso”, informa.

O reitor do IFTO, Francisco Nairton, lembrou que a capacitação ofertada pelos institutos é muito importante e a perspectiva é de que, até o final de 2012, 20 mil mulheres tenham sido capacitadas pelo Programa em todo o País. “Temos avançado em números, mas temos que avançar ainda mais e pensar em continuidade. No Tocantins, temos as mulheres atingidas por barragens, quebradeiras de coco, pescadoras, indígenas, quilombolas, artesãs e recicladoras”, pontuou.

Cursos

No Tocantins, o IFTO está com turmas em Araguatins para capacitação em horticultura, em Gurupi, com o curso de organização, higienização, limpeza e saúde, e, em Palmas, já foi concluído o curso de biojóias. Em novembro, encerra-se a turma de camareira, ofertado para atender a demanda do setor hoteleiro da capital do Estado. Em 2013, o IFTO espera atingir cerca de 700 mulheres, implementando o programa em mais dois campi: Dianópolis e Porto Nacional.

Um Grupo de Trabalho foi organizado no âmbito do Programa Mulheres Mil e já teve a primeira reunião para definir as ações a serem tomadas para garantir, não só a capacitação das mulheres, mas o resgate da cidadania e a inclusão social.

Participaram também do evento, as representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria de Direitos Humanos, respectivamente, Milena Pinheiro, Márcia Riva e Irina Bacci, além de integrantes de órgãos estaduais e municipais e de entidades classistas e universidades.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.