16 de Julho de 2012; Assessoria de Comunicação da Eletrobras
A Eletrobras assina, hoje (16), acordo internacional de cooperação com o Inmetro e a Agência para a Energia (Adene), de Portugal, com o objetivo de aprimorar o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), que avalia as construções (residenciais, comerciais e prédios públicos) quanto à eficiência energética, como já acontece com os eletrodomésticos da linha branca. No Brasil, o PBE Edifica foi criado em 2009 e, em junho, concedeu a milésima etiqueta residencial.
Com a parceria, a Eletrobras e o Inmetro contarão com o apoio técnico da Adene, de Portugal, onde a certificação de eficiência energética de edifícios é uma das mais avançadas do mundo, para a certificação de profissionais habilitados a fazer avaliação de projetos e inspeção de edifícios. Já a Adene passa a ter acesso à experiência brasileira na etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento solar de água e componentes fotovoltaicos, uma das mais avançadas no mundo.
A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre a Eletrobras, por meio do Procel Edifica, e o Inmetro. O objetivo é incentivar a elaboração de projetos que aproveitem ao máximo a capacidade de iluminação e ventilação natural das construções, levando a um consumo menor de energia elétrica. Assim como os eletrodomésticos que fazem parte do PBE, os projetos de arquitetura são analisados e recebem etiquetas com graduações de acordo com o consumo de energia.