Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Projeto Rio Limpo retira mais de uma tonelada de lixo no rio Candeias, em Rondônia

9 de Julho de 2012; Imprensa Eletrobras Eletronorte

Rondônia – Uma manhã de trabalho foi o suficiente para recolher uma tonelada de lixo em cerca de dez quilômetros de rio. Esse foi o resultado de mais uma edição do Projeto Rio Limpo, que chegou neste domingo, 8, nas margens do Rio Candeias. Essa é a oitava edição do projeto, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os rios e lagos em relação ao lixo deixado às suas margens.

O local escolhido pelos parceiros Eletrobras Eletronorte e Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia – Sopescar. O município de Candeias do Jamari possui vários balneários e concentra um número expressivo de turistas aos finais de semana. Mas infelizmente a beleza do local precisa dividir espaço com o lixo deixado por usuários e também moradores da cidade.

Preocupada com a questão ambiental, a Sopescar tomou conhecimento da situação e resolveu executar o Projeto Rio Limpo no município. “Este é o terceiro ano consecutivo que trabalhamos com a comunidade de Candeias. Ainda há lixo espalhado nesses pontos turísticos da cidade, mas percebemos que é em menor quantidade. Acreditamos que seja em decorrência do trabalho de conscientização que nossa equipe vem realizando junto aos moradores e turistas do local”, explicou Luis Duarte, técnico ambiental da Eletrobras Eletronorte.

O que surpreendeu a coordenação do projeto foi a quantidade carcaças de bicicletas encontrada em um dos pontos de coleta. “Encontramos um cemitério de bicicletas, o que foi muito preocupante. Esse tipo de material é muito nocivo ao meio ambiente”, disse Eliezer Souza, vice-presidente da Sopescar.

Foram retirados todos os tipos de materiais, como eletrodomésticos e pneus, mas o plástico e o papel continuam sendo os mais frequentes.  A ação contou com a participação direta de cerca de 100 voluntários, entre estudantes de engenharia florestal e biologia, colaboradores da Eletrobras Eletronorte, empresários, funcionários públicos, advogados e integrantes da Sopescar.

“Este projeto só se tornou um sucesso nesses oito ano anos, graças ao o apoio da Eletrobras Eletronorte, tanto em patrocínio quanto em logística. Agradecemos a Empresa pelo apoio em nossas ações e ainda a todos os voluntários que acreditam em nosso trabalho”, disse Luis Valter, o presidente da Sopescar.

Projeto Rio Limpo

A primeira edição do Projeto Rio Limpo foi realizada em 2004, visando à conscientização da população sobre a importância da preservação dos rios e lagos, especialmente no que diz respeito ao lixo deixado às suas margens, bem como o destino correto do lixo urbano. A atividade é realizada anualmente, contando sempre com a participação de voluntários e profissionais de vários segmentos.

O próximo projeto ambiental do calendário da Sopescar, e que tem apoio da Eletrobras Eletronorte, é o Torneio de Pesca Amadora – TOPAS, realizado no lago da Usina Hidrelétrica Samuel. O evento já está agendado para o final do mês de setembro.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.