27 de Abril de 2012; Imprensa Eletrobras Eletronorte
Com o objetivo de combater o desperdício e promover o uso eficiente da energia, por meio do Projeto de Gestão Energética Municipal - GEM, a Eletrobras Eletronorte e a Prefeitura Municipal de Porto Velho assinaram nesta quinta-feira, 26, o Acordo de Cooperação Técnica para elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – Plamge da capital.
“Quero agradecer ao prefeito pela oportunidade de apresentar este projeto que visa a eficientização energética nos municípios. E queremos que o GEM em Porto Velho seja um sucesso”, disse o diretor Wady Charone Júnior.O acordo foi assinado pelo diretor de Operação da Eletrobras Eletronorte, Wady Charone Júnior e pelo prefeito Roberto Sobrinho. O Projeto de Gestão Energética Municipal proporciona o gerenciamento do consumo e dos custos com energia por parte do município.
O Plano a ser proposto para a prefeitura é dividido por etapas, dentre elas: capacitar os membros da UGEM na metodologia de Gestão Energética Municipal – GEM; levantar e cadastrar todas as Unidades Consumidores – UCs no software especifico – SIEM; padronizar os nomes das Unidades Consumidoras; realizar levantamento e diagnóstico das instalações elétricas e analisar as faturas de energia elétrica dos prédios públicos e iluminação pública; elaborar o Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – Plamge para a prefeitura e acompanhar as melhorias propostas.
“Parabenizo a iniciativa da Eletrobras Eletronorte em propor este termo de cooperação, com o qual a Prefeitura de Porto Velho só tem a ganhar. Aproveito a oportunidade para comunicar que o Decreto Municipal para criar a Unidade de Gestão já foi publicado no Diário Oficial do Município”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.
Participaram também da solenidade o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, a superintendente de Gestão da Inovação Tecnológica e Eficiência Energética, Neusa Maria Lobato Rodrigues, o gerente Regional da Empresa, Edgard Temporim Filho, e o coordenador do projeto no Estado, Orlando Francisco de Souza.
A Eletrobras Eletronorte
A Empresa disponibilizar para a Prefeitura suporte como a capacitação dos membros da Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM e o apoio técnico a UGEM para cadastrar todas as Unidades Municipais de Porto Velho em software especifico. Além disso, a Eletrobras Eletronorte possibilita apoio para padronizar, junto à UGEM, os nomes das Unidades Consumidoras; no levantamento das instalações elétricas dos prédios e iluminação pública; e na implementação de melhorias promovidas pela Prefeitura nos prédios públicos e sistema de iluminação.
Leia também:
Procel Educação: Escolas de Timon (MA) economizam R$ 400 mil com redução no consumo de energia
Capacitação para agentes em gestão energética reúne 24 municípios em Mato Grosso