Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Índios Assurini visitam a Hidrelétrica Tucuruí

19 de Abril de 2012;

visita_indiosOs índios Assurini visitaram as instalações da Usina Hidrelétrica (UHE) Tucuruí na última segunda-feira, 16 de março. O evento faz parte das comemorações do Dia do Índio, que ocorre neste dia 19 de abril, além de ser o pontapé inicial do projeto “Visite a UHE Tucuruí”, que será desenvolvido pelo Departamento de Turismo municipal, em parceria com a Eletrobras Eletronorte.

O projeto pretende alavancar a visitação turística no município e a intenção é apresentar o cartão postal de Tucuruí, que é a Usina Hidrelétrica, para a comunidade local e atrair visitantes de todos os cantos do país. “Queremos apresentar a Usina, o seu funcionamento e seus benefícios, mostrando como esse empreendimento ajudou a erguer Tucuruí, além de incluir a comunidade no desenvolvimento turístico da região”, afirmou a coordenadora da Secretaria de Turismo do Município, Mariana Bogéa, ressaltando também o trabalho que é feito pelo Núcleo de Eventos da Eletrobras Eletronorte, responsável pelas visitas na Usina.

Para a primeira visita, a coordenadora conta que a comunidade indígena foi escolhida por todo o contexto histórico e sua importância para essa região, além de ser uma forma de interação e resgate cultural dos indígenas. “A Eletrobras Eletronorte não poupou esforços para realizar essa ação. O trajeto teve que ser repensado pelo fato de eles não utilizarem botas nem capacetes, mas tudo foi ajustado e a visita aconteceu sem nenhum problema”, disse Mariana.

O grupo conheceu, através das maquetes, o funcionamento do processo de geração de energia e pode visitar o vertedouro, as casas de força e as eclusas. Durante a visita ao mirante, alguns ficaram impressionados com os cerca de 70 metros de altura da barragem. “É muito alto, não tenho coragem de ficar próximo da beirada”, dizia um deles.

Poraquê Assurini, líder indígena, disse que a visita traz conhecimento para o povo indígena, principalmente para os mais jovens, já que a maioria ainda não havia visitado a Usina e desconhecia o processo de geração de energia elétrica. “Essa é a quarta vez que venho aqui e a emoção sempre é diferente a cada visita”. Os Assurini agradeceram com apresentações de dança e cantos típicos da aldeia.
 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.