Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte abre vertedouro da Hidrelétrica Samuel

9 de Março de 2012; Imprensa Eletrobras Eletronorte

O reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel, em Rondônia, atingiu cerca de 80% do volume útil nesta sexta-feira, 9 de março. A grande vazão foi o que levou a equipe de Operação da Eletrobras Eletronorte a realizar, nesta manhã, a abertura das cinco comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A ação é resultado do grande volume no reservatório devido aos altos índices pluviométricos no Estado, especificamente na bacia hidrográfica do Rio Jamari.

A primeira comporta aberta foi a de número 3, consequentemente as comportas de números 4, 2, 5, e por fim a de nº 1. "A sequencia realizada tem como finalidade impedir danos à barragem e também como medida de segurança da Usina", revelou o coordenador da Operação, Miguel Anselmo.

Com as comportas abertas podem ser despejados no Rio Jamari até um 1,3 milhão de água por segundo, durante o tempo em que permanecer a grande quantidade de chuva, o que poderá fazer com que o nível do Rio chegue acima de 5 metros em relação ao nível atual da cota, que hoje está em 58m. O vertedouro ficará aberto por aproximadamente 20 dias.
De acordo com o engenheiro responsável, Marcelo Franco, o procedimento foi informado para o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. "Cada dia o nível do reservatório eleva-se de 4 a 9 centímetros, daí a necessidade da abertura do vertedouro", explica Marcelo.
Meio ambiente
A equipe de Meio Ambiente da Eletrobras Eletronorte realizou com antecedência o trabalho de conscientização das comunidades ribeirinhas que moram nas áreas de várzea à jusante de Samuel, além de atuar junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao Poder Executivo. "Realizamos o comunicado a toda comunidade que reside à jusante do Rio. A equipe do meio ambiente da Empresa teve a preocupação de passar em cada residência daquela área", informou Celson Duarte, responsável pela área do Meio Ambiente da Usina.


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.