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Eletrobras investe R$ 21,5 milhões na cultura em 2012

1 de Fevereiro de 2012; Assessoria de Comunicação Eletrobras

As empresas Eletrobras irão investir R$ 21,5 milhões na cultura brasileira em 2012. O investimento será feito nas 55 produções escolhidas em seleção pública realizada por meio do Programa Cultural das Empresas Eletrobras, que foi dividido, como em 2011, em três segmentos: teatro (produção de espetáculos para o público adulto e infanto-juvenil, festivais de teatro e circulação de espetáculos), audiovisual (longa-metragem e festivais de cinema) e patrimônio imaterial (difusão de manifestações culturais tradicionais). O valor é 65% maior do que os R$ 13 milhões direcionados ao programa em 2011. O teatro continua tendo grande destaque, como no ano passado. Ao todo 31 peças receberão verba de R$ 13,5 milhões e mais R$ 1 milhão será destinado a cinco festivais. Também serão investidos R$ 3,5 milhões em seis filmes e R$ 1,8 milhões em cinco festivais de cinema. Já os oito projetos de incentivo ao patrimônio imaterial selecionados receberão R$ 1,7 milhão. Confira aqui a lista completa de projetos selecionados.

“O objetivo do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2012 é estimular a produção artística, a reflexão e o conhecimento sobre a cultura brasileira. Neste ano, a novidade foi a inclusão de projetos para circulação de espetáculos teatrais, afinal queríamos ampliar ainda mais o apoio da Eletrobras ao teatro brasileiro”, explica Tereza Cristina de Rozendo Pinto, chefe do Departamento de Responsabilidade e Projetos com a Sociedade, lembrando que a Eletrobras é uma das maiores incentivadoras dessa arte no país.

Os projetos foram selecionados pelo Comitê de Patrocínios das empresas Eletrobras, que contou com o apoio de profissionais renomados ligados a cada segmento contemplado no edital. Participaram da etapa de seleção, como consultores, por área: Lionel Fischer e Macksen Luiz (teatro adulto), Beth Carmona e Lúcia Coelho (teatro infanto-juvenil), Fabio Ferreira e Rosyane Trotta (festival de teatro), Christina Streva e Ana Luisa Lima (circulação de espetáculos teatrais), Paulo Sérgio Almeida e Lauro Escorel (longa-metragem), Gustavo Spolidoro e Alfredo Bertini (festival de cinema) e Roberto Nascimento e Eduardo Sarmento (patrimônio imaterial).

Os projetos foram avaliados quanto ao cumprimento do edital, no que diz respeito à documentação solicitada e à adequação às áreas pretendidas, além dos seguintes critérios: mérito da proposta, viabilidade de execução, visibilidade da marca da Eletrobras, e o diferencial do projeto quanto aos aspectos de sustentabilidade, um interesse estratégico para as empresas Eletrobras. Também foi elaborada uma lista de projetos suplentes. Agora, os selecionados passam à etapa de contratação. Para saber mais sobre o Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2012, acesse www.eletrobras.com/editalcultural.

Assessoria de Comunicação da Eletrobras

 



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