Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte assina Contrato de Concessão

30 de Janeiro de 2012; Imprensa Eletrobras Eletronorte

O diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, assinou nesta última quarta-feira, 25, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, o contrato de concessão para a construção da Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista, que terá dois trechos e 715 km de extensão, nos Estados de Amazonas e Roraima, mais as Subestações Equador 500 kV e Boa Vista 500/230 kV. O empreendimento é referente ao Lote A do Leilão n° 004/2011, realizado pela Aneel em setembro do ano passado, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo.

Na ocasião estiveram presentes o coordenador de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações da Empresa, Wilson Fernandes de Paula, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, e representantes da SPE Transnorte Energia S/A, antigo Consórcio Boa Vista. Com a cerimônia, todos os contratos de concessão do leilão foram assinados.

A Eletrobras Eletronorte tem 49% de participação no empreendimento, juntamente com a Alupar Investimentos S/A que possui 51%. A Empresa venceu a disputa pelo Lote A sem deságio, com uma Receita Anual Permitida de R$ 121,1 milhões. A linha conectará Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional – SIN, contribuindo para a redução da Conta de Consumo de Combustíveis, a possibilidade de exportação de energia do SIN para a Venezuela, entre outros.

Para Josias, a linha é extremamente importante porque vai contribuir na interligação do Brasil de Norte a Sul. “Futuramente, a linha também possibilitará a interligação do Brasil com a América do Sul. Portanto é, de fato, uma linha estratégica que trará benefícios tanto para a Eletrobras Eletronorte e para o Setor Elétrico nacional, bem como para o consumidor brasileiro, pois estaremos cada vez mais transmitindo energia limpa e confiável”,afirma.

O Leilão de Transmissão nº 004/2011, licitou 12 lotes compostos por 2.051 km de linhas de transmissão e subestações com 6.900 MVA de potência. As novas instalações vão demandar investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões em 13 estados, com geração de 11,6 mil empregos diretos. O prazo de conclusão das obras será de 18 a 36 meses e os contratos de concessão são de 30 anos.
 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.