Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte lança programa de capacitação e inclusão de mulheres em atividades produtivas

21 de Novembro de 2011; Agência Brasil, por Luciene Cruz

Com o objetivo de contribuir com a autonomia econômico-financeira das mulheres, pela capacitação para a inclusão produtiva, a Eletrobras Eletronorte lançou, no último dia 17 de novembro, o programa Superação da Pobreza. A proposta também é atingir resultados baseados no compromisso assumido pelo Brasil com as Metas do Milênio, o Pacto Global e o Plano Brasil 2022, que objetiva a erradicação da pobreza extrema.

O programa Superação da Pobreza tem ainda como objetivo apoiar as políticas do Programa Brasil sem Miséria, do governo federal.

No lançamento, foram assinados acordo de cooperação e protocolo de intenções em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Ministério da Educação. A meta é aumentar a escolaridades das mulheres inseridas no programa e inclui-las produtivamente nas diferentes áreas dos empreendimentos da estatal. A Eletrobras Eletronorte quer desenvolver, com o programa, ações que estimulem as potencialidades locais, reduzindo diferenças regionais pela promoção da inclusão social.

Segundo o presidente da estatal, Josias Matos de Araujo, as ações serão implantadas de “maneira que produzam riquezas e garantam a preservação ambiental, ao mesmo tempo”.

Para a ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Iriny Lopes, é importante criar alternativas que estimulem a independência econômica feminina. “É um plano estratégico. São cursos que vão capacitar mulheres para que não fiquem dependentes economicamente e tenham capacitação para disputar vaga no mercado de trabalho. [Para as mulheres] Fazerem da atividade não só um complemento da renda, mas que construam uma renda própria para viver com dignidade”, destacou.

Uma série de debates ocorreram com o objetivo de consolidar o programa Superação da Pobreza. Entre os temas, estão a mobilização social e a organização para o fortalecimento de núcleos sociais e da economia solidária, ações que ampliem a escolaridade e a qualidade de ensino para mulheres e programa de emprego e renda para trabalhadoras rurais. “É uma oportunidade de ouvir especialistas e conhecer programas bem sucedidos”, ressaltou Araújo.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.