Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte realiza seminário e anuncia programa de apoio ao 'Brasil Sem Miséria'

12 de Novembro de 2011; Imprensa Eletrobras Eletronorte

 

Nos dias 17 e 18 de novembro a Empresa assina protocolos e promove o debate, a sensibilização e capacitação para o Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal

 
Para promover o debate, a sensibilização e a capacitação estruturadas para o Plano de Combate à Pobreza do Governo Federal, a Eletrobras Eletronorte lança, nos dias 17 e 18 de novembro, o Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza. A ação está diretamente ligada ao objetivo estratégico da Empresa de alcançar resultados sustentáveis e ao compromisso institucional com as Metas do Milênio, o Pacto Global e as metas do Plano Brasil 2022 de erradicar a extrema pobreza. Busca também atender os princípios de empoderamento da ONU Mulheres, contribuindo com a autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da capacitação para a inclusão produtiva. 
 
As ações do plano que serão desenvolvidas pela Eletrobras Eletronorte visam implementar medidas que valorizem as potencialidades locais, reduzindo desigualdades regionais e promovendo a inclusão social. A Empresa vai estimular a implementação de alternativas econômicas que produzam riquezas e, ao mesmo tempo, garantam a preservação ambiental.
 
O recorte de gênero se dá pelo fato de as discussões sobre o tema considerarem a pobreza como um conjunto homogêneo. Essa escolha está de acordo com a visão dos programas sociais brasileiros e da própria ONU, segundo a qual "a miséria é feminina" e sua erradicação depende, em grande medida, de dar renda e oportunidade às mulheres. Entre as ações previstas nas parcerias com a Eletrobras Eletronorte estão elaborar propostas para ampliação da escolaridade, da qualidade do ensino e a inclusão produtiva das mulheres nas áreas dos empreendimentos da Eletrobras Eletronorte.
 
A abertura do I Seminário Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza acontece no dia 17, às 14h30, com a participação de representantes dos Ministérios de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério de Educação, Eletrobras e Eletrobras Eletronorte. Na ocasião será assinado um Acordo de Cooperação e Protocolo de Intenções com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Ministério de Educação. Será apresentado o case Política de Boa Vizinhança, um projeto de voluntariado voltado para mulheres no Pará. A secretária extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Fonseca, vai proferir a palestra Plano Brasil sem Miséria e Integração das Políticas Públicas de Combate à Pobreza.
 
Mapa de Oportunidades
Cerca de 28 milhões de brasileiros, nos últimos anos, saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média. A estabilidade econômica do País e os programas sociais do Governo Federal são alguns dos fatores responsáveis por uma melhor condição socioeconômica do povo brasileiro. Mesmo com os avanços, mais de 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema. Com o objetivo de romper as barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que ainda segregam parte da população, o Governo Federal lançou o Plano Brasil Sem Miséria.
 
Segundo informações do Governo Federal, o Brasil Sem Miséria terá ações nacionais e regionais baseadas em três eixos: renda, inclusão produtiva e serviços públicos. No campo, o objetivo central será aumentar a produção dos agricultores. Na cidade, qualificar mão de obra e identificar oportunidades e emprego para os mais pobres. Para atingir as metas, o plano está montando o Mapa da Pobreza do Brasil e um Mapa de Oportunidades que vão permitir a identificação e cadastro de pessoas que ainda não recebem o Bolsa Família, seja por falta de informação, seja por viverem em localidades ainda não alcançadas pela ação do Estado.
 
Clique aqui para acessar a programação completa do Seminário


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.