Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte vence o Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental

A Empresa ficou em primeiro lugar na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais com o "Programa Educacional para Uso Racional de Energia nas escolas públicas de Tucuruí (PA)"
11 de Novembro de 2011; Imprensa Eletrobras Eletronorte

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, premiou nesta quarta-feira, 9, as melhores práticas de 2011 da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). E a Eletrobras Eletronorte conquistou o primeiro lugar na categoria Uso Sustentável dos Recursos Naturais com o "Programa Educacional para Uso Racional de Energia nas escolas públicas de Tucuruí, no Pará". 

Na solenidade, realizada em Brasília, foi anunciada a classificação dos três finalistas da terceira edição do Prêmio Melhores Práticas da A3P nas categorias de gestão de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais e inovação na gestão pública. As outras duas vencedoras foram a Caixa Econômica Federal, com o projeto "Logística Reversa de Cartuchos de Impressoras" na Categoria Gestão de Resíduos; e a Procuradoria Regional da República - 1ª Região com o projeto "Projeto Lixo Mínimo - Destinação adequada de resíduos orgânicos", na categoria Inovação na Gestão Pública.

A cerimônia aconteceu no Centro Cultural da Caixa e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e dos ministros da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Segundo a ministra Izabella Teixeira, na categoria de usos sustentáveis de recursos naturais, há outra visão de como podemos usar melhor os recursos naturais. “Um exemplo é o programa Educacional para Uso Racional de Energia nas Escolas Públicas de Tucuruí. Você estimula que, tendo uma racionalidade econômica de uma divisão social, temos uma melhor prática ambiental. A questão ambiental é basicamente mudança de comportamento”, disse.

Integração
A coordenadora do Programa A3P na Eletrobras Eletronorte, Kátia Newton, explica que vários projetos desenvolvidos na Empresa atendem os critérios para inscrição no Prêmio Melhores Práticas. “Temos conversado com as regionais e interagimos para promover a integração de ações que são relacionadas ao conceito da A3P, estimulando iniciativas sustentáveis em toda a Empresa. Certamente teremos cada vez mais projetos inscritos nas próximas edições. O Prêmio é um reconhecimento e uma homenagem a todas as equipes que atuam na Sede e nas regionais, e que todos os dias superam o desafio de acreditar que podemos mudar”, afirma Kátia.

Para a superintendente de Gestão da Inovação Tecnológica e Eficiência Energética, Neusa Maria Lobato, o Prêmio mostra que muitas das ações que já desenvolvemos têm aderência aos programas do Governo. “Estamos muito felizes em ver que um projeto trabalhado desde 2005 está integrado à A3P em razão das ações de sustentabilidade que realizamos e que revelam a grande responsabilidade da nossa Empresa. Os projetos de sustentabilidade precisam ter aderência ao nosso negócio e estamos gerando e transmitindo energia com sustentabilidade”.

Economia e Credibilidade
Micareta da Energia, Feijoada Energética e até torneio de pipa estão na memória das crianças que participaram do projeto em Tucuruí. Entre 2005 e 2009, participaram 32 escolas municipais, com 816 professores capacitados e mais de 32 mil alunos. Durante esse período foram economizados 84.813 kWh, o que seria suficiente para atender 129 residências, com consumo de 110 kWh, por seis meses, considerando a realidade da região.

“Esse projeto não parou. Mesmo depois das ações de capacitação, temos feito o acompanhamento. O trabalho de Tucuruí foi o primeiro, começamos por lá e foi um aprendizado enorme. Os professores comprometidos, o envolvimento das equipes da nossa Regional, a motivação dos alunos e suas famílias fizeram a diferença nessa história”, conta a gerente de Programas e Projetos de Eficiência Energética, Jussara Nogueira Trajano.

E esse compromisso da comunidade, segundo o superintendente de Geração Hidráulica, Antônio Augusto Pardauil, não é por acaso. “As pessoas acreditam e se envolvem porque vêem a forma séria e responsável com que a Empresa faz as parcerias com a sociedade”. Para ele, o Prêmio é um reconhecimento ao trabalho que a equipe vem fazendo desde 2005. “É um reconhecimento a quem está determinado a superar as dificuldades, a se reinventar, a encarar desafios. E o nosso papel, é criar um clima propício à inovação, apoiar as equipes e garantir as condições para o ‘fazer acontecer’. Tudo isso demonstra na prática que a nossa Empresa busca a gestão de excelência. É uma conquista de toda a equipe de conservação de energia”.

Troféu
Os materiais escolhidos para a confecção do troféu foram bambu e madeira, elementos que visam reforçar o vinculo com a natureza e chamar o homem contemporâneo a se responsabilizar pelo Meio Ambiente. O espaço vazio central entre as peças tem significado especial: reflete a substância comum entre todas as coisas. A escolha dos materiais serviu para fortalecer o vínculo com a natureza e chamar a atenção para a responsabilidade do sujeito contemporâneo em seu meio ambiente, nesse caso, o seu próprio ambiente de trabalho.

A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que tem o objetivo de implantar a Responsabilidade Socioambiental na administração pública. A proposta leva em conta as recomendações da Agenda 21, que tem o propósito de redução e eliminação de padrões insustentáveis de produção e consumo.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.