Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Livro com alternativas de transmissão de energia em longas distâncias é lançado no XXI SNPTEE

25 de Outubro de 2011; Imprensa Eletrobras Eletronorte

O livro “Projeto Transmitir – Alternativas Não-Convencionais para a Transmissão de Energia Elétrica em Longas Distâncias” foi lançado na segunda, 24, durante o XXI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, que acontece até o dia o próximo dia 26, em Florianópolis (SC). O evento, promovido pelo Cigré-Brasil e coordenado pela Eletrobras Eletrosul, conta com a participação de mais de 1.600 profissionais de diversas empresas públicas e privadas, universidades, fornecedores e centros de pesquisa.

O livro é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D coordenado pela Eletrobras Eletronorte e registra o estado da arte com as alternativas técnicas, econômicas e ambientais que vão garantir a transferência de grandes blocos de energia, em especial a energia potencial gerada a partir das bacias hidrográficas da Amazônia, e uma interligação segura e eficiente.

Participam do Projeto Transmitir as empresas cooperadas Eletrobras Furnas, Cemig, CTEEP e EATE, especialistas das fundações Coppetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e FDTE, da Universidade do Estado de São Paulo, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e das empresas ABB, Siemens e Alstom.

Entre as tecnologias não-convencionais para transmissão de energia em longas distâncias em estudo estão: Transmissão em Corrente Contínua; Transmissão em Ultra Alta Tensão (UAT) em Corrente Alternada (acima de 1.000kV); Sistemas de Transmissão em Meia Onda; Sistemas Hexafásicos; e Transmissão de Hidrogênio e Supercondutores.

Ainda na segunda-feira, 24, o presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, presidiu a mesa coordenadora do Grupo de Estudo de Desempenho de Sistemas Elétricos, que abordou temas relativos ao fornecimento de energia elétrica com qualidade, identificação das causas de sobrecargas, atribuição de responsabilidades sobre as distorções harmônicas, utilização de equipamentos de medição e faturamento, parcela variável, entre outros.

“É preciso buscar uma remuneração adequada à instalação de equipamentos no sistema, como, por exemplo, filtros. Estamos também começando no setor elétrico com as fontes alternativas e eólicas se desenvolvendo e isso vai exigir um trabalho não somente na área de controle, mas de qualidade de energia, pois vamos ter também as fontes distribuídas. Teremos também o advento, mais cedo ou mais tarde no nosso País, das cargas móveis, um conceito totalmente diferente, mas que já é um problema mundial sério e que deverá ser tratado também com dedicação pelos especialistas nacionais”, disse Josias.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.