Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 acontece até domingo, 23

20 de Outubro de 2011; Imprensa Eletrobras Eletronorte

O Ministério de Ciência e Tecnologia realiza até o próximo domingo, 23, na Esplanada dos Ministérios, a 8ª. Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Esse já é o maior e mais importante evento de divulgação e popularização da ciência do país, e se confunde com a própria história de criação da Secretaria de Inclusão Social do MCT. O tema escolhido visa estimular a inclusão dos conhecimentos, os debates de estratégias para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e prevenir riscos decorrentes de desastres naturais, além das conseqüências da ação do ser humano na natureza.

A Eletrobras Eletronorte está presente da Semana e preparou um estande com maquetes de geração de energia, eficiência energética residencial e equipamentos de proteção individual de trabalhos de linhas de transmissão. As crianças, grupos escolares e todos os visitantes que conhecerem o estande também podem tirar fotografias como se estivessem com as roupas especiais expostas.  
 
No seu discurso de abertura do evento, nesta terça, 18, o Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério, Marco Antônio de Oliveira, ressaltou o crescimento da Semana em todo o País. “Em 2004, na primeira edição, participaram 250 municípios, com 1800 eventos. Hoje são 530 municípios e devemos ultrapassar os 15 mil eventos. Isso já coroa a Semana de pleno sucesso. A expectativa é que até 2014 cheguemos a mil municípios nas cinco regiões do Brasil. Sempre seguindo com a nossa missão de desmitificar a ciência, de aproximar o trabalho da comunidade científica ao homem comum, às crianças e jovens para que, além de conhecer esse vasto universo, eles também sejam encorajados a se tornarem cientistas. A ciência não é fruto de um mundo de gênios e loucos, mas é algo que diz respeito à vida de todos nós”.
 
O superintendente de Tecnologia da Informação da Eletrobras Eletronorte, Eduardo de Oliveira Lima, acompanhou a cerimônia e disse que a Empresa tem participação forte no segmento da inovação e tecnologia. “A Eletrobras Eletronorte sempre foi investidora e produtora de tecnologias, sempre se inserindo nos programas governamentais. Ela está ligada também aos milhares de eventos municipais e estaduais, que são aglomerações de comunidades acadêmicas, escolas, de programas de integração com indústrias, de geração de novas tecnologias em processos diversos. Estamos nesse contexto como uma grande investidora em novas tecnologias através do programa de Pesquisa e Inovação, da nossa Superintendência de Inovação e Eficiência Energética. Por meio desses projetos a comunidade científica é patrocinada e recebe esse estímulo, no sentido de agregar valores a nossa cadeia produtiva”.
 
Setor elétrico brasileiro é referência mundial  
Pela terceira vez consecutiva, a Eletrobras Eletronorte ficou na lista das “20 Empresas mais Inovadoras do Brasil” em 2011, promovido pela revista Época Negócios, em parceria com a consultoria A.T. Kearney, e que reúne grandes empresas do Brasil e multinacionais.
 
Única estatal entre as vencedoras, a Eletrobras Eletronorte mostra que tem a preocupação em aumentar a cada dia os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, e aponta o nível de excelência alcançado pelo setor elétrico brasileiro, já considerado um dos mais avançados do mundo. Segundo o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, em exercício, Luiz Antonio Rodrigues Elias, isso é o reflexo de várias ações estratégicas. Segundo ele, o Governo Federal tem empreendido esforços e o Ministério de Ciência e Tecnologia, na relação direta com a Eletrobras, Cepel e com a Aneel, firmou convênios para desenvolvimento de smart grids, ou redes inteligentes que, em termos gerais, é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência, com integração aos sistemas de comunicação e automatização.
 
“Temos trabalhado de forma conjunta e articulada para melhoria da matriz energética para torná-la cada vez mais limpa, inclusive por determinação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Aloizio Mercadante, principalmente por perceber o potencial para a empregabilidade das matrizes eólicas e solar, além do biodiesel, hidrogênio, etanol, e a hidroenergia”, afirmou Elias.
 
Luiz Antônio Elias explica ainda que o Plano Ação de Ciência e Tecnologia de 2007–2010 estabeleceu uma relação muito forte com o Cepel para que fossem desenvolvidas pesquisas voltadas aos campos de interesse da estratégia nacional do setor elétrico, incluindo aí as ações do Conselho Nacional de Pesquisa Energética. “Adicionalmente temos também o Fundo Setorial da Energia - que capitaliza recursos para as pesquisas científicas que transbordam para o setor de energia e para as empresas que passam a ter mais elementos de construção, instrumentos e insumos para melhorarem e mitigarem os processos. Então o setor elétrico acaba sendo uma alavanca de ações criativas e gerador de tecnologias, inclusive para outras áreas. Ele tem sido sempre muito pujante. Esta é uma realidade brasileira. Somos exemplo internacional nesse setor”.
 
Selo e Carimbo
Ainda durante a abertura da Semana de C&T foi realizado o lançamento do carimbo e do selo comemorativo e personalizado do evento. Ilustram as peças a bandeira brasileira, o ipê amarelo e a imagem do cubo, símbolo da SNCT - 2011, também abordando o tema das mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos. Fizeram o lançamento do diretor regional dos Correios, Antonio Tomas, e o ministro em exercício Luiz Antônio Rodrigues Elias.  
 
Para mais informações acesse http://semanact.mct.gov.br/
 


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.