Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Encontro debate políticas setorias de gênero e raça na AGU

25 de Agosto de 2011; Gerência de Imprensa Eletrobras Eletronorte

A Eletrobras Eletronorte participou do I Encontro Nacional da Advocacia-Geral da União – AGU sobre Direitos Humanos e Políticas Setoriais de Gênero e Raça, realizado nesta terça-feira, 23 de agosto, no auditório Austregésilo de Athayde (Parlamundi) do Templo da Legião da Boa Vontade, em Brasília. O evento teve como objetivo debater as experiências que estão sendo implementadas por empresas públicas e privadas para promover a equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho e combater qualquer forma de discriminação.

O presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, participou do painel “O enfrentamento das questões de gênero e raça na administração indireta: dificuldades e soluções encontradas”, apresentando a experiência da Empresa. “Se a alta administração não acreditar, não se engajar, não participar desse movimento, nada acontecerá. Entendemos que o presidente, diretores e superintendentes têm que alavancar esse processo dentro das organizações”, disse Josias.
 
Implantado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Eletrobras Eletronorte já passou pelas fases de sensibilização para disseminação dos conceitos, implantação e consolidação. Atualmente, está sendo trabalhado o fortalecimento das ações estruturantes para implantar a política de equidade de gênero e raça da Empresa. A Eletrobras Eletronorte obteve em dezembro de 2010, pela terceira vez, o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
 
O Programa da Empresa já gerou vários resultados, como a licença-maternidade de 6 meses imediatamente após a decisão legal, a inclusão de dependentes de união homoafetiva no Plano de Saúde, a utilização da linguagem inclusiva nos informativos e materiais institucionais, adequação de equipamentos de segurança às necessidades da mulher e a realização de estudos da carreira e remuneração da mulher.
 
A programação do evento na AGU contou ainda com painéis sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos e as Políticas Setoriais; o impacto da globalização nas ações afirmativas; a participação das organizações internacionais, da iniciativa privada e do cidadão; o enfrentamento das questões de gênero e raça na administração indireta; e a conscientização da importância das ações afirmativas de gênero e raça frente à adversidade.


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.