Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Rede de Laboratórios do Sistema Eletrobras promove seminário

9 de Agosto de 2011; Assessoria de Comunicação da Eletrobras

Rede de Laboratórios do Sistema Eletrobras reúne mais de 90 laboratórios e centros tecnológicos e amplia sinergia entre eles

O primeiro seminário da Rede de Laboratórios do Sistema Eletrobras (Relase) começou hoje (9) e segueaté amanhã, no auditório da Eletrobras Furnas, no Rio de Janeiro. Durante o evento, os profissionais das empresas Eletrobras apresentarão trabalhos resultantes de suas pesquisas, debatem temas atuais do mercado, trocam experiências e ampliam sua rede de relacionamentos, fortalecendo a Relase. O seminário, que é promovido pela Universidade do Sistema Eletrobras (Unise), foi precedido por um encontro técnico, realizado ontem (8), no qual também ocorreu a apresentação de trabalhos técnicos.
 
“É um orgulho receber um evento com a importância do Relase. Esta iniciativa é fundamental não apenas para fortalecer o Sistema Eletrobras, mas também reitera o compromisso de todas as empresas do Sistema com a inovação. O intercâmbio de conhecimento nos fortalece e contribui significativamente para o crescimento de nossos negócios de forma sustentável e cada vez mais confiável”, diz o presidente da Eletrobras Furnas, Flavio Decat.
 
A Relase foi criada oficialmente em dezembro de 2009, como desdobramento da Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) do Sistema Eletrobras, e está alinhada ao Plano de Transformação das empresas Eletrobras. Foram mapeados, até o momento, 91 centros tecnológicos e laboratórios entre as empresas de geração e transmissão da Eletrobras. A grande contribuição de rede é possibilitar o aumento da cooperação entre as subsidiárias, otimizar recursos, evitar a contratação de serviços a terceiros e potencializar a utilização destes ativos de tecnologia nos negócios das empresas.
 
Além das unidades mapeadas, a Relase é composta por um Grupo Coordenador, cuja coordenação está a cargo do Departamento de Projetos Corporativos da Eletrobras. Já foram realizadas seis reuniões desde 2009, sempre em um laboratório diferente, o que amplia a possibilidade de trocas de experiência entre os representantes das empresas na Rede. “Nós estamos viabilizando um banco de dados com todas as unidades mapeadas. Quando uma unidade quiser saber quais são os ensaios realizados dentro da Rede, por exemplo, pode acessar não só o ensaio específico, como onde é feito, os responsáveis pela unidade e os contatos”, explica Alípio Morais Fernandes, secretário-executivo da Relase e colaborador da Eletrobras. O bando de dados deve ser incorporado ao futuro portal de P&D+I da Eletrobras que será desenvolvido.
 
O grande desafio atual é fortalecer a atuação em rede da Relase para que, em 2015, ela esteja totalmente consolidada e seja uma referência mundial. Atualmente, já é considerada a maior rede de tecnologia do setor elétrico da América Latina, considerando o número de laboratórios e centros de tecnologia que a integram, o conjunto de competências disponibilizadas e a sua abrangência geográfica.


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.