Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Energia por um fio

23 de Março de 2011; Eletrobras Eletronorte

  Já está circulando a edição 236 da revista da Eletrobras Eletronorte, Corrente Contínua. Clique aqui e confira as manchetes:
 

GERAÇÃO

Energia sem grandes reservatórios

             Em abril de 2007, a revista Corrente Contínua estampava na capa: O Brasil precisa das hidrelétricas. De lá para cá a demanda por energia e as pautas sobre novos empreendimentos hidrelétricos crescem em proporção geométrica. Agora, mais do que a discussão sobre a necessidade das hidrelétricas, volta a polêmica sobre o tipo de hidrelétrica de que o Brasil precisa.

             Ainda no começo de janeiro de 2011, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema – ONS, Hermes Chipp, fez um alerta: hidrelétricas sem reservatórios aumentam a dependência de usinas a gás, carvão e óleo. A discussão sobre a utilização de usinas a fio d’água ou COM reservatório não é novidade entre os especialistas. De um lado, há a exigência ambiental de reduzir áreas alagadas; de outro, a possibilidade de guardar energia e colocar em prática os chamados usos múltiplos dos reservatórios. 

O desafio de atender à legislação ambiental resultou em projetos que abrem mão do armazenamento de energia. Segundo Chipp, os benefícios ambientais das hidrelétricas a fio d'água precisam ser mais bem estudados, já que a ausência de reservatórios pode empurrar o País para a complementação com geração térmica, notoriamente mais prejudicial ao meio ambiente. (leia mais).

Página 3

CIRCUITO INTERNO

Novas tecnologias para equipamentos de proteção garantem mais segurança no trabalho

A tecnologia é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento social, político e econômico de uma nação. Como pode ser observado, os países mais ricos do mundo são aqueles que investem, desenvolvem e exportam sua ciência para outros locais. Atualmente, o Brasil tem sido destaque entre os países que estão expandindo seus parques tecnológicos. Uma das empresas brasileiras que tem acreditado em novas descobertas é a Eletrobras Eletronorte, que inaugurou no dia 17 de dezembro de 2010, as novas instalações do seu Centro de Tecnologia, em Belém (PA).
O Centro de Tecnologia é uma unidade da Diretoria de Produção e Comercialização, sendo responsável por realizar ensaios e calibrações em laboratórios próprios e nas instalações dos clientes; fazer a prospecção de novas tecnologias, metodologias e soluções em engenharia elétrica; e prestar assessoria técnica. (Leia mais)

Página 12

HISTÓRIA

Exemplo de honestidade e orgulho

Nesta edição, a revista Corrente Contínua volta 35 anos no tempo, quando ocorriam as primeiras movimentações de máquinas e iniciaram-se os trabalhos de escavação e terraplanagem para a construção da Usina Hidrelétrica Tucuruí. Vamos relembrar algumas histórias do catarinense Cláudio Filomeno, que foi o primeiro encarregado dos setores de transportes e segurança da Usina.

Em 1972, o tenente da Aeronáutica, Cláudio Filomeno, que sempre possuiu uma ficha de bons serviços prestados e era muito bem relacionado com os superiores de patente, foi convidado pelo governo militar para assumir a prefeitura de Altamira (PA). (leia mais)

Página 15

TECNOLOGIA

No Pará, a excelência tecnológica da Eletrobras Eletronorte

A tecnologia é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento social, político e econômico de uma nação. Como pode ser observado, os países mais ricos do mundo são aqueles que investem, desenvolvem e exportam sua ciência para outros locais. Atualmente, o Brasil tem sido destaque entre os países que estão expandindo seus parques tecnológicos. Uma das empresas brasileiras que tem acreditado em novas descobertas é a Eletrobras Eletronorte, que inaugurou no dia 17 de dezembro de 2010, as novas instalações do seu Centro de Tecnologia, em Belém (PA).

O Centro de Tecnologia é uma unidade da Diretoria de Produção e Comercialização, sendo responsável por realizar ensaios e calibrações em laboratórios próprios e nas instalações dos clientes; fazer a prospecção de novas tecnologias, metodologias e soluções em engenharia elétrica; e prestar assessoria técnica. (leia mais)

Página 18

AMAZÔNIA E NÓS

Diário de Katiana Silva Santos 

“Na verdade o título seria ‘Diário de uma eletricista de linha de transmissão’. Não, não é um erro de digitação. Sou mulher e sou eletricista de linha de transmissão, sim! Tenho muito orgulho e prazer no que faço. O prazer maior é ter sido escolhida, mais uma vez, para estar aqui contando a todos sobre quem sou e falando do meu dia a dia. Como sei que a maioria não me conhece, vou fazer uma apresentação rápida. Meu nome é Katiana Silva Santos, 29 anos, nascida na cidade de Grajaú (MA). Mudei para Imperatriz com 11 anos de idade. Sempre fui guerreira como todo brasileiro de origem humilde, ralei muito e ainda ralo até hoje, mas nunca reclamei disso nem tive raiva ou medo do trabalho. Ingressei na Eletrobras Eletronorte como treinando bolsista  no dia 10 de outubro de 2007, lotada na Divisão de Transmissão de Imperatriz, sendo efetivada em 02 de julho de 2008. Um choque para os padrões da Regional, afinal mulher eletricista de linha?! Não foi fácil ficar  aqui. Passei por vários testes e um treinamento exaustivo em que todos os dias tinha que provar para mim mesma e para todos os homens que dava conta do trabalho. Moro com as maiores bênçãos da minha vida, minha mãe Cotinha, de 60 anos bem vividos e muita experiência, e meu filho David Matheus, de 13 anos, que tem muito a desfrutar e aprender na vida, criaturas pelas quais tenho um amor incondicional. Nesses três anos de empresa, percebo a cada dia que estamos em uma Empresa ímpar. No entanto, estou aqui escrevendo para falar de coisas boas e de momentos felizes, do prazer em conhecer novas culturas, novas cidades e fazer muitos amigos. Quem leu até aqui, imagina que nossa vida seja só viagens e amizades, puro engano.  Em meio a tudo isso, temos muito  trabalho, e trabalho pesado. Sem contar o que mais maltrata e atrapalha a vida de qualquer eletricista de linha, a distância das pessoas que amamos. Mas vamos deixar de conversa fiada e descrever uma semana  de trabalho. Escolhi descrever uma atividade que realizamos com bastante frequência, a substituição  de isoladores”. (Leia mais)

Página 22

CORRENTE ALTERNADA

Está raiando uma nova energia   

   Quem diria? A grande novidade energética do futuro vem do próprio, belo, eterno e velho sol. O Brasil, um dos lugares mais ensolarados de mundo, está radiante. Imagine: a matriz energética brasileira é tão rica e diversificada que agora até o sol quer participar dela. A nossa demanda por energia elétrica cresce em ritmo acelerado e deverá aumentar a cada ano. As fontes tradicionais oriundas de hidrelétricas e termelétricas ainda atenderão majoritariamente ao abastecimento, mas alternativas energéticas ganham cada vez mais importância e, em conjunto com as energias tradicionais, poderão agregar investimentos bilionários nos próximos quatro anos.

A energia heliotérmica é uma dessas fontes, com grande potencial de crescimento, que ocupará cada vez mais espaço entre as fontes de energia limpas e renováveis, pois os equipamentos para a sua captação estão sendo aprimorados e tendo os seus custos reduzidos à média de 15% a cada ano. Ainda popularmente dita como energia solar, heliotérmica é o nome mais adequado, pois se refere ao sol, o “hélio”, e, como fonte, a térmica, que se refere ao processo de aquecimento dos líquidos. Julga-se mais adequado também usar o termo “heliotérmica” quando se trata da central energética. (Leia mais)

 

Página 30

CORREIO CONTÍNUO

Página 37 e 38

FOTOLEGENDA

Página 39  

 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.