Portal Brasil Acesso à Informação Portal Brasil

Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Portal da Transparência do Governo Federal Prestação de Contas Edital de Eventos do Setor Elétrico

TPM: Eletrobras Eletronorte é exemplo para o mundo

22 de Março de 2011; Eletrobras Eletronorte

 

O comitê de premiação do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) acaba de conceder o Prêmio TPM, em Tóquio, a dez unidades da Eletrobras Eletronorte. Trata-se da maior premiação concedida a uma empresa de geração e transmissão de energia elétrica no mundo. “Nós tivemos dois grandes destaques: o número de unidades aprovadas e a introdução de inovações no processo metodológico. A premiação é um reconhecimento aos esforços das diversas equipes em aumentar a produtividade, reduzindo as perdas técnicas e as perdas financeiras”, declara o diretor de Produção e Comercialização, Wady Charone, que fez a palestra de abertura da cerimônia.
No evento, foram premiadas as unidades regionais do Pará, Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Roraima, além das usinas hidrelétricas Tucuruí, Samuel e Curuá-Una. Tucuruí já está na classe especial e deverá, daqui a dois anos, concorrer à mais elevada premiação concedida pelo JIPM, a Classe Mundial. Participaram também da premiação os engenheiros Antônio Augusto Pardauil, superintendente de Produção Hidráulica, representando as unidades geradoras da Empresa, e Airton Leopoldo Hass, gerente Regional da Transmissão do Pará, representando as unidades transmissoras.
Na abertura do evento, Wady Charone apresentou um trabalho dividido em três partes. A primeira apresentava a Empresa e a sua organização estrutural. A segunda parte apresentava o motivo de se utilizar a metodologia TPM e a terceira mostrou a forma inovadora com que a metodologia está sendo aplicada.
O trabalho destacou três pilares chaves: Melhoria Específica; Manutenção da Qualidade do Produto e Gestão Antecipada. Foi demonstrado o processo de interação das equipes de trabalho de cada pilar específico (Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Educação e Treinamento, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Administrativo) com os pilares-chave. “O resultado dessa integração forma o Pilar de Sustentabilidade da Empresa”, explica Charone.
 
Melhorias
 
Um dos requisitos para o sucesso da aplicação do TPM é o ciclo de melhorias contínuas (lopping infinito). O desafio é fazer com que haja uma uniformidade na aplicação da metodologia em todas as instalações da Empresa. “Nós temos instalações que estão distantes de outras na aplicação do processo TPM. O nosso foco será colocar as instalações que estão com baixo rendimento em programas de aceleração para dimunir a distância de qualidade que atualmente existe entre elas”, opina Charone.
A repercussão do trabalho foi bastante positiva. Tanto, que o professor Suzuki, um dos fundadores da metodologia TPM, e auditor principal, pediu permissão para utilizar a apresentação feita por Charone num evento que ocorrerá na Alemanha. “É o nome da Eletrobras Eletronorte sendo divulgado como exemplo para o mundo. Isso demonstra que nós realmente estamos sendo vistos como uma Empresa inovadora ao aplicar a metodologia. Aproveito para agradecer a todos que estão atuando com muita garra e determinação para melhorar a organização, buscando sistematizar o processo metodológico TPM para sustentar as ações que visam a atender os nossos objetivos estratégicos”, conclui Charone, na foto abaixo, (segundo da esquerda para a direita) recebendo a premiação ao lado dos colegas.  tpm1


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.