Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte. A primeira empresa pública no mundo com reconhecimento World Class TPM

30 de Janeiro de 2013; Imprensa Eletrobras Eletronorte

21 de novembro de 1975. No Rio Tocantins, começavam as obras de infraestrutura da Usina Hidrelétrica Tucuruí, a maior usina genuinamente brasileira. 30 de janeiro de 2013. Chega a notícia do reconhecimento com o World Class TPM - Manutenção Produtiva Total - pelo processo de geração hidráulica interligada desenvolvido pela Eletrobras Eletronorte na Superintendência de Geração Hidráulica, formada pelas hidrelétricas Tucuruí, Curuá-Una, ambas no Pará, e Samuel, em Rondônia. “Somos a primeira empresa de energia elétrica do mundo a obter essa conquista. Mais do que isso, somos a primeira empresa pública no mundo a ser reconhecida com esse Prêmio do Japanese Institute for Plant Maintenance – JIPM”, comemora o superintendente Antônio Augusto Bechara Pardauil.

A Manutenção Produtiva Total – TPM é um sistema de gestão que identifica e elimina as perdas existentes nos processos empresariais, maximiza a utilização dos ativos e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos. Além disso, desenvolve e amplia conhecimentos e habilidades das pessoas com o objetivo de executar ações de prevenção e de melhoria contínua, para garantir o aumento da confiabilidade e capacidade dos processos empresariais, sem investimentos adicionais. Os especialistas a caracterizam como uma ferramenta eficaz na busca da “Perda Zero, da Falha Zero e do Acidente Zero”.
 
A Eletrobras Eletronorte é a primeira empresa de geração e transmissão de energia elétrica, no Brasil e no mundo, a receber o prêmio TPM em todas as suas unidades. O prêmio é concedido pelo JIPM às empresas que se destacam na aplicação da metodologia conseguindo cumprir os requisitos para cada nível de premiação e atingir excelentes resultados.
 
Em Tucuruí, a caminhada de sucesso teve início em 1997, resultando na obtenção do Prêmio Excelência em TPM – Categoria A, em 2001. Sempre aplicando os preceitos da metodologia e evoluindo em termos de gestão e participação de todas as equipes, a partir de 2009, a Usina Hidrelétrica Tucuruí recebeu nesse ano o Prêmio Consistência em TPM.
 
“Esse foi um forte motivador e forneceu subsídios para que Tucuruí não só alcançasse a premiação, como também a do Prêmio Especial em TPM no ano seguinte, e se consolidasse como uma Superintendência de Geração agregando as plantas Curuá-Una e Samuel que também receberam as premiações Excelência B e A e Consistência e Especial, respectivamente, nos anos 2010 e 2011”, explica Pardauil.
De lá até aqui foram anos de trabalho, dedicação e comprometimento. Compromisso que já levou a Eletrobras Eletronorte a ser a primeira empresa pública do setor elétrico reconhecida pelo Prêmio Nacional da Qualidade em 2011, por meio da Superintendência de Geração Hidráulica.
 
Segundo Pardauil, ser World Class significa colocar em prática preceitos e fundamentos de excelência. “Significa que conseguimos envolver as pessoas; que todos se comprometeram verdadeiramente com todo processo; significa que mantivemos e perseguimos obstinadamente nossos propósitos; que inovamos não só em como fazer, mas também no que fazemos, criando de forma criativa, um TPM único que permitiu além de nosso crescimento a evolução da própria metodologia”.
 
Tucuruí
Localizada no sudeste do Pará, Tucuruí tem sido reconhecida ao longo dos anos, tanto pela satisfação dos clientes e consumidores, quanto pelas diversas premiações recebidas, devido à excelência da gestão empresarial. Essas conquistas são fruto da prática constante dos valores do Credo da Eletrobras Eletronorte: excelência na gestão, valorização das pessoas, comprometimento, aprendizado contínuo, empreendedorismo, ética e transparência.
Principal geradora do sistema Norte-Nordeste, Tucuruí passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional em março de 1999, com a conclusão da Interligação Norte-Sul. Essa linha permite a preservação de reservatórios hidrelétricos em outras regiões durante o período hidrológico favorável no Rio Tocantins.
Construída em duas etapas, Tucuruí tem capacidade instalada de 8.370 MW. As obras da primeira casa de força - com 12 unidades geradoras de 350 MW, duas auxiliares de 22,5 MW e potência instalada de 4.245 MW - foram concluídas em dezembro de 1992. Em junho de 1998, foi iniciada a construção da segunda casa de força, com 11 unidades geradoras de 375 MW e potência instalada total de 4.125 MW, concluída em abril de 2007.


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.