Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Quando o fogo acende, a luz se apaga

Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão
9 de Setembro de 2010; Eletrobras Eletronorte

Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.

Segundo o Inpe, “as queimadas destroem a fauna e flora, empobrecem o solo, reduzem a penetração de água no subsolo e, em muitos casos, causam mortes, acidentes e perda de propriedades. No âmbito regional causam poluição atmosférica com prejuízos à saúde de milhões de pessoas e à aviação e transportes. Elas também alteram, ou mesmo destroem ecossistemas. E, do ponto de vista global, as queimadas são associadas com modificações da composição química da atmosfera, e mesmo do clima do planeta”.

Linhas de transmissão - Outro grande prejuízo causado pelas queimadas, e que se estende a todas as demais atividades da nossa vida, é a interrupção no fornecimento de energia elétrica, causada pelas chamas das queimadas que podem atingir as linhas de transmissão. O resultado é conhecido pelos brasileiros como “apagão”, e todos sabem o que acontece: escolas, hospitais e até a sua casa sem luz. E o completo caos no trânsito e no trabalho, além dos prejuízos incomensuráveis nas mais diversas escalas produtivas da economia e no cotidiano das pessoas, inclusive a morte.

Nessa época do ano, as queimadas são comuns em todo o País, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste. Quando não são tomados os cuidados necessários, o fogo pode atingir as torres e as linhas de transmissão de energia elétrica, causando a interrupção do sistema, e encadeando desligamentos em série que podem atingir grandes extensões do território brasileiro, uma vez que o sistema elétrico nacional está praticamente todo interligado.

Eletrobras Eletronorte - Na Amazônia, onde se encontram os maiores empreendimentos da Eletrobras Eletronorte, acontece todos os anos o maior número de queimadas. Entre 2009 e 2010 foram 17 ocorrências nas linhas de transmissão da Empresa causadas pelo fogo. No Estado do Pará, um dos mais afetados, está situada a Usina Hidrelétrica Tucuruí, que hoje abastece integralmente os estados do Pará, Maranhão e Tocantins, e ajuda a alimentar os sistemas elétricos de todas as outras regiões brasileiras. De Tucuruí partem linhas de transmissão em alta tensão para Belém e o interior do estado; rumo ao Nordeste, para o Maranhão, Piauí e Ceará; e para o Sistema Interligado Nacional – SIN e daí para todo o País.

Nos outros estados da Amazônia, os sistemas de transmissão também se estendem pelas capitais e pelo interior, e em muitos deles existe o agravante de a energia elétrica ser gerada a partir de derivados de petróleo, com alto custo de operação e manutenção. Qualquer dessas linhas que venha a ser derrubada por uma queimada vai causar apagões com efeitos negativos para todas as comunidades ao seu redor.

É como diz a Eletrobras: “Quando você acende o fogo é a luz que se apaga. Queimadas, Não!”

Denuncie queimadas próximas a sistemas de transmissão de energia elétrica pelos fones (ligação gratuita):

Nacional: 0800 55 55 25
Acre: 0800 647 3456
Altamira: 0800 91 234
Amapá: 0800 280 9292
Maranhão: 0800 98 1234
Mato Grosso: 0800 65 1234
Pará: 0800 91 1234
Tocantins: 0800 63 1234
Tucuruí: 0800 91 1234
Rondônia: 0800 69 4040
Roraima: 0800 280 8586
 



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.