Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Subestação São Luis III é inaugurada

2 de Setembro de 2010; Eletronorte

 

Neste dia 3 de setembro, em São Luis (MA), às 9h, o ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, e os presidentes da Eletrobras e Eletrobras Eletronorte, José Antonio Muniz Lopes e Josias Matos de Araujo, participam da inauguração da Subestação São Luis III e da homenagem aos 40 anos da chegada da energia de Boa Esperança ao Maranhão.
A Subestação São Luís III é um dos empreendimentos que estão ampliando a capacidade de fornecimento de energia elétrica ao Maranhão e para a região conhecida como Grande São Luis. Até a sua entrada em operação, a capital era atendida, em alta tensão, apenas pela Subestação São Luís I, então o único ponto de entrega para a distribuidora de energia elétrica local. Além disso, existiam somente dois circuitos de transmissão em alta tensão (230 kV), de 19 km, entre as subestações São Luís II e São Luís I, que transmitiam 100 % de toda energia elétrica para atender a capital maranhense.
Com a entrada em operação da nova subestação, São Luís do Maranhão passou a ter mais um ponto de suprimento, aumentando consideravelmente a confiabilidade da transmissão. A capacidade inicial de atendimento é de 150 MVA, o que corresponde a um incremento de 37,5% no atendimento feito pela Eletrobras Eletronorte.
A localização da subestação foi definida com base nos pontos de maior crescimento da carga da capital, possibilitando uma melhor distribuição no carregamento do sistema elétrico. Muitos desafios foram vencidos, dentre eles os relacionados com as questões fundiárias, pois o trajeto da linha teve que passar, obrigatoriamente, pela área urbana.
Novas expansões já estão em andamento para atender à capital do Maranhão, entre elas a construção da segunda linha em 230 kV entre as subestações São Luís II e São Luís III, que já foi leiloada pela Aneel, bem como o segundo transformador de 150 MVA. O custo total do empreendimento foi de R$ 50 milhões.
 


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.