Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Josias Matos de Araujo assume a presidência da Eletrobras Eletronorte. Empresa dobra capital social

24 de Agosto de 2010; Eletronorte

 

O Conselho de Administração da Eletrobras Eletronorte empossou no dia 23 de agosto último, no cargo de Diretor-Presidente, para cumprir temporariamente o período remanescente do mandato relativo ao triênio 2008/2011, o engenheiro Josias Matos de Araujo, que ocupava o cargo de Secretário Nacional de Energia Elétrica.
Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Josias é pós-graduado em ciências geofísicas e geológicas e mestre em sistema de potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá. Entre outros cargos, foi pesquisador do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas da UFPA; professor assistente do Departamento de Engenharia da Universidade, pesquisador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia; diretor Financeiro do Cigré-Brasil e superintendente de Operação e Manutenção da Transmissão da Eletronorte. É membro do Conselho de Administração da Amazônia Eletronorte Transmissão e da Eletronuclear.
 Participaram da cerimônia, José Antonio Muniz Lopes, presidente da Eletrobras, e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, José Antonio Corrêa Coimbra. “Temos a certeza que essa foi uma escolha correta e que Josias conduzirá muito bem a Empresa. Temos aqui na Eletrobras Eletronorte uma diretoria tecnicamente muito estruturada, uma equipe muito forte, um corpo de empregados que sempre foi referência de excelência. Quando o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras levam o nome de um empregado ao Presidente da República, estão demonstrando o reconhecimento a toda força de trabalho da Eletrobras Eletronorte”, afirmou Coimbra, que também é presidente do Conselho de Administração da Eletronorte.
Josias Matos agradeceu o voto de confiança e disse estar honrado em assumir a Presidência da Empresa que, depois da Universidade, foi seu único trabalho, além da Secretaria de Energia: “Da Universidade vim para a Eletronorte, que para mim é uma grande família. Temos aqui uma história de superação, atuamos numa região de grande diversidade e que nos tornou mais fortes. Quem me conhece sabe que gosto de trabalhar de forma integrada, reunindo competências, aproveitando o melhor de cada pessoa, estimulando a criatividade. Nosso desafio não é em relação a números, mas às pessoas”.
 
Capitalização – Também no dia 23 de agosto de 2010, já com os pareceres favoráveis do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - Dest e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional- PGFN, a Assembléia Geral Extraordinária dos acionistas da Eletrobras Eletronorte, autorizou o aumento do capital social da Empresa de R$ 4,1 bilhões para R$ 8,2 bilhões, dobrando a capacidade de investimento. Além da significante melhora nos resultados, permitindo obtenção de lucro já no primeiro semestre de 2010, essa operação veio alterar, positivamente, a relação capital próprio x capital de terceiros e, em consequência, melhorar a performance do fluxo de caixa.

Josias



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.