Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Eletrobras Eletronorte energiza nova subestação em Sorriso

21 de Maio de 2010; Eletrobras Eletronorte

Neste domingo, dia 23, a Eletrobras Eletronorte energizará a nova subestação de Sorriso, com a instalação de dois barramentos de 230KV, duas barras de 69KV e o seccionamento da linha Nova Mutum/Sinop. Isso vai garantir ao sistema de transmissão do norte do estado mais qualidade, confiabilidade e flexibilidade de operação.

Com um investimento de cerca de R$20 milhões, a nova subestação foi concluída dentro do prazo contratado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vai facilitar a conexão do 2º circuito 230KV Coxipó/Sinop. “A flexibilidade operativa do sistema é muito reduzida na atual condição de suprimento da região norte do estado (um único circuito de 230KV), deixando parte do Nortão no escuro em casos de manutenção ou incidentes. Com o novo circuito essa condição será substancialmente melhorada”, destaca o gerente da Regional de Engenharia de Mato Grosso, Hélio Cesar Monti.

José Martins do Prado, gerente da Regional de Transmissão de Mato Grosso, explica que a nova subestação terá impacto direto nas ocorrências de interrupções intempestivas ou programadas, minimizando os cortes de carga à população. “O seccionamento da linha e a conexão do 2º circuito permitirão maior flexibilidade de manobras de operações, com maior confiabilidade, ou seja, mesmo que uma das linhas venha a sofrer interrupção, os consumidores não sofrerão corte de energia, pois o abastecimento ficará garantido pela rota alternativa”, explica o gerente. A conexão do 2º circuito de 230kv entre Nova Mutum/Sorriso/Sinop deverá entrar no sistema no segundo semestre de 2010.

Em 2009 a Eletronorte investiu R$ 70 milhões em obras de engenharia, substituição e acréscimo de equipamentos e ampliações em todo o estado. Para o ciclo 2010/2011, está previsto um orçamento de RS100 milhões, que reforçarão e melhorarão o sistema de transmissão de energia elétrica com empreendimentos que possibilitarão um aumento de capacidade de transformação de 450MVA ao sistema de Mato Grosso.

Para permitir a energização da subestação de Sorriso, o procedimento deste domingo, 23, demandará o desligamento geral da linha de transmissão e subestações Sorriso e Sinop o que levará ao corte de energia a grande parte da população do Nortão do estado, das 7 às 11h da manhã. A Rede Cemat está buscando as alternativas disponíveis para minimizar o impacto da interrupção da energia na região. A execução dos trabalhos dependerá das condições favoráveis do clima. Em caso de chuva, o desligamento será suspenso.



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.