Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Belo Monte: está formada a Norte Energia S/A

11 de Agosto de 2010; Eletronorte

 

 Está formada a Sociedade de Propósito Específico – SPE Norte Energia S/A, empresa que será responsável pela construção do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte. Com 19,98% de participação, a Eletrobras Eletronorte também estará representada na diretoria da Norte Energia pelo seu diretor de Planejamento e Engenharia, Adhemar Palocci, no Conselho de Administração; pelo ex-diretor e ex-presidente Carlos Nascimento, que será o presidente; e por Antonio Raimundo Coimbra, diretor de Gestão Ambiental, e Luiz Fernando Rufato, diretor de Engenharia.
A Norte Energia S/A é formada por 18 componentes: Eletrobras (15,00%), Eletrobras Eletronorte (19,98%), Eletrobras Chesf (15,00%), Petros         (10,00%), Bolzano Participações (10,00%), Gaia (9,00%), Caixa Fi Cevix (5,00%), Queiroz Galvão (2,51%), OAS (2,51%), Funcef (2,50%), Contern (1,25%), Cetenco (1,25%), Galvão (1,25%), J. Malucelli Construtora (1,00%), J. Malucelli Energia (0,25%), Mendes Júnior (1,25%), Serveng     (1,25%) e Sinobras (1,00%).
A assembleia de acionistas para a constituição da Norte Energia S/A, foi realizada na sede da Eletrobras Eletronorte, em Brasília, contou com a presença do presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz; do diretor de Planejamento e Engenharia, Adhemar Palocci; do diretor de Produção e Comercialização da, Wady Charone; do diretor de Gestão Corporativa, Tito Cardoso; e do diretor Econômico-Financeiro em exercício, José Ricardo Pinheiro.
De acordo com Palocci, “a Eletrobras Eletronorte, juntamente com a Eletrobras, trabalha com o projeto de Belo Monte há 35 anos, e chegar até aonde chegamos também consiste em muita história a ser contada. A obra é mais polêmica pela discussão e os debates que a envolvem do que propriamente os problemas que eventualmente se apresentam. Muito da história e da realidade que se observam hoje passou por uma evolução e, hoje, essa assembleia ocorrer aqui na Eletrobras Eletronorte é um motivo de enorme satisfação para toda a Empresa”.
Muniz Lopes falou sobre a alegria de estar presente na formação da empresa responsável por Belo Monte: “Hoje é um dia especial. O ex-diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Dário Gomes, de onde ele estiver hoje, está hoje celebrando conosco. Eu cheguei aqui em 1985 e acompanhei a luta pelo Xingu, que já era grande. Foi também por meio do Dário que aprendi a gostar de Belo Monte, um empreendimento na época de 17 mil MW. É um projeto pelo qual lutei a vida toda e acreditei que era possível. Tenho certeza que nós, brasileiros, iremos fazer uma obra que será homenageada em todo o mundo, e completo dizendo que essa, em minha opinião, será a melhor hidrelétrica do planeta”.
O diretor de Engenharia da Eletrobras, Walter Cardeal, presidiu a mesa da assembleia e elegeu e deu posse ao Conselho de Administração da Norte Energia S/A, juntamente com o presidente da Contern Construções e Comércio, Antonio Kelson, nomeado para secretariar os trabalhos. “Gostaria de externar nosso reconhecimento diante do esforço ao longo dessas décadas, ao presidente José Antonio, que fez parte dessa história, a própria Eletrobras Eletronorte e todos os colegas que também participaram desse desafio. Agradeço também à iniciativa privada e aos fundos de pensão pela participação. Essa é a maior empresa criada no Brasil nas últimas décadas e certamente é a mais robusta, apropriada para implementar um empreendimento de tal magnitude”.


mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.