Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

História

 

O caminho da excelência e da sustentabilidade

20 de junho de 1973. Em meio às adversidades que a Floresta Amazônica nos desafiava, começávamos uma história de garra e superação. O início da nossa história foi marcado pela por uma decisão estratégica de integrar o Brasil e preservar a Amazônia, o que, mais tarde, se revelaria um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Nossa história passa pelas mãos de milhares de homens e mulheres que permearam as suas histórias de vida com a nossa caminhada, que neste mês de junho chega aos seus 41 anos.

Durante décadas a Empresa atendeu os chamados sistemas isolados, honrando o compromisso de levar energia a milhares de brasileiros de regiões ainda não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional - SIN. Com o orgulho de quem construiu sua história com integração e respeito à Amazônia, o parque gerador da Eletrobras Eletronorte conta com quatro hidrelétricas: Tucuruí (PA) - a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo - Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA), além de parques termelétricos em Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. A Empresa tem uma capacidade de geração instalada de 9,1 mil MW, opera cerca de dez mil quilômetros de linhas de transmissão e 56 subestações para levar energia elétrica a todo o Brasil por meio do SIN.

Pioneira entre as estatais do Setor Elétrico ao receber o Prêmio Nacional da Qualidade, a Eletronorte está presente no ciclo de avaliação da Fundação Nacional Qualidade desde 2003, quando a Superintendência de Geração Hidráulica, em Tucuruí, recebeu a primeira visita de uma banca examinadora da Fundação. Desde então, vem evoluindo e melhorando constantemente seu Sistema de Gestão, integrando conceitos e diretrizes do Modelo de Excelência da Gestão MEG/FNQ com a Metodologia TPM e o Lean. Inovações que trouxeram uma escalada de reconhecimentos dentro dos ciclos de premiação do PNQ, sendo Destaque nos Critérios Liderança e Pessoas em 2009; Destaque nos Critérios Sociedade e Pessoas em 2010; Vencedora do Prêmio em 2011 e 2014; e Menção Magna cum laude em 2015.

print_videoeln

Clique aqui e conheça a nossa história também em vídeo.

 "20 de junho de 1973. A Eletrobras Eletronorte nascia com a missão de desenvolver e integrar o Brasil com a sua energia. Com sede no Distrito Federal, tem unidades nos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Empresa surgiu com a função estratégica de investir na Amazônia quando poucos se arriscavam a fazê-lo. Uma decisão de governo que, mais tarde, se tornaria referência na geração de energia de forma sustentável, com responsabilidade e de forma integrada. Saiba mais sobre essa história no vídeo especial produzido no aniversário de 40 anos da Eletrobras Eletronorte"

 

 

 


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.