Portal Brasil Acesso à Informação Portal Brasil

Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Portal da Transparência do Governo Federal Prestação de Contas Edital de Eventos do Setor Elétrico

Eletrobras Eletronorte

Perfil e EstruturaA Eletronorte gera e fornece energia elétrica aos nove estados da Amazônia Legal

A Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, sociedade anônima de economia mista e subsidiária da Centrais  Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras, é uma  concessionária de serviço público de energia elétrica. Criada em 20 de junho  de 1973, com sede no Distrito Federal, gera e fornece energia elétrica aos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá,  Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Por meio do Sistema Interligado Nacional – SIN, também fornece energia a compradores das demais regiões do País.
 
Dos 25.478.352 milhões de habitantes que vivem na Região Amazônica, segundo Censo 2010 do IBGE, mais de 15 milhões se beneficiam da energia elétrica gerada pela Eletrobras Eletronorte em suas quatro hidrelétricas – Tucuruí (PA), a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo, Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA) – e em parques termelétricos. A potência total instalada é de 9.294,33 megawatts e os sistemas de transmissão contam com mais de 9.888,02 quilômetros de linhas.


A Dimensão Social

Contando com um quadro próprio de 3.852 empregados (dezembro de 2010), a Eletrobras Eletronorte recebe também a A Eletronorte desenvolve ações que promovem a inserção social das comunidades amazônicascolaboração de prestadores de serviços e estagiários. A valorização de sua força de trabalho é contínua e se dá por meio do estímulo à criatividade, iniciativa, produtividade e alinhamento com os objetivos empresariais, a eqüidade e a segurança.
 
A Empresa também está comprometida com as populações da área onde atua, fomentando e desenvolvendo ações que promovam a inserção social das comunidades amazônicas. É fonte inesgotável de conhecimentos sobre a floresta, os rios e os povos, trabalhando os estudos científicos, a educação e a cultura local em sintonia com as políticas públicas do Governo Federal, do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobrás.
 
Em 2007, o Prêmio Nacional de Gestão Publica - PQGF foi concedido novamente à Regional de Transmissão de Mato Grosso e à Superintendência de Engenharia de Operação e Manutenção da Transmissão, que levaram a faixa prata. Outras unidades contempladas com a faixa bronze do Prêmio: Regional de Transmissão do Maranhão, Regional de Produção e Comercialização de Rondônia e Regional de Transmissão do Tocantins.


A Dimensão AmbientalAs ações ambientais abrangem todas as etapas de desenvolvimento dos empreendimentos da Eletronorte

A Eletrobras Eletronorte investe cada vez mais em ações que, obedecendo ao conceito de desenvolvimento sustentável, garantam às gerações futuras o atendimento pleno de suas necessidades. Exemplo dessa dedicação à preservação da natureza é a Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Pará, onde diversos programas ambientais estão sendo conduzidos: pesca e ictiofauna; limnologia (estudo da água doce) e qualidade da água; saúde; recuperação de áreas degradadas; revitalização do banco de  germoplasma; educação ambiental; mitigação dos efeitos da utilização das águas; fi scalização dos recursos naturais; compensação ambiental; implantação das unidades complementares do Centro de Proteção Ambiental; fauna; estudos socioambientais de jusante; reorientação das ações socioinstitucionais junto aos municípios de montante; planos diretores dos municípios de montante; e o Programa Social para os Expropriados – Proset.

As ações ambientais abrangem todas as etapas de desenvolvimento dos empreendimentos da Eletrobras Eletronorte, que vão dos inventários hidrelétricos, passam pelos estudos de viabilidade e construção e prosseguem durante a operação das usinas.

Especial atenção é dada às comunidades indígenas atingidas por linhas de transmissão e pelas Usinas Hidrelétricas Balbina e Tucuruí. São exemplos os programas de apoio às comunidades indígenas Waimiri Atroari (Amazonas), Parakanã (Pará) e aos povos Macuxi, Taurepang e Wapichana, da comunidade São Marcos, em Roraima.

 

Pesquisa e DesenvolvimentoProgramas  de pesquisa e desenvolvimento tecnológico  favorecem o desenvolvimento regional
 
A área de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) é tratada na Eletrobras Eletronorte como instrumento de quebra de paradigma e mudança cultural, envolvendo cada vez mais profissionais no processo de gestão de tecnologia e inovação. Três programas corporativos formam os pilares desse processo: Programa Eletronorte de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico-PEPD, Programa Eletronorte de Propriedade Intelectual-Pepi e Programa Eletronorte de Eficiência Energética-PEEE.

Além de permitirem o alcance dos objetivos específicos, esses programas possibilitam a integração com a comunidade científica, principalmente de instituições localizadas na Região Norte do País, favorecendo o desenvolvimento regional e promovendo a manutenção e atração de cérebros para os estudos amazônicos.


Reconhecimento e CertificaçõesAs unidades regionais de Produção e Comercialização do Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre receberam o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho

A excelência empresarial da Eletrobras Eletronorte é comprovada por eficientes técnicas de gestão, certificações de qualidade e capacidade de manter bons índices de confiabilidade de seus sistemas elétricos. Em 2006 todos os 30 processos  certificados nos Centros de Operação de Belém, São Luís, Tocantins, Cuiabá, Brasília, Porto Velho e Macapá, que abrangem pré-operação, tempo real e pós-operação dos sistemas elétricos interligados e isolados, tiveram seus certificados ISO 9001 renovados para o período 2007/2010.
 
O Centro de Operação de Roraima também passou por auditoria da BVQI e conquistou sua primeira certificação ISO 9001. Na Sede da Empresa, 25 processos englobando gestão de contratos da transmissão, redes de telecomunicações, desenvolvimento e capacitação de pessoas, projetos de linhas de transmissão, medição e comercialização de energia e gestão pré-operacional de novos empreendimentos de transmissão também tiveram seus certifi cados ISO 9001 renovados até 2010.
Em 2007, mais 118 processos receberam a certifi cação ISO 9001, válida até 2010, nas áreas de aquisição e financeira das regionais da Eletronorte em Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cuiabá, Macapá, Miracema (TO), Tucuruí, Belém e São Luís.
 
A efetividade das ações de P&D da Eletrobras Eletronorte é reconhecida em prêmios e menções como: Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, vencedor da etapa Região Norte e fi nalista do Brasil - Projeto de P&D - Regenerador Ótico Passivo; a experiência premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – Enap, com o trabalho A Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Eletronorte; e o Prêmio Procel de Efi ciência Energética – Grandes Empresas Geradoras. As unidades regionais de Produção e Comercialização do Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre receberam o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho – PSQT, na categoria Grande Empresa.

Voltados à educação, destacam-se os projetos Escola Aberta, Escola de Fábrica e Jovem Aprendiz, bem como outros programas destinados à população negra e quilombola da Amazônia. Na área de meio ambiente, o Programa de Piscicultura em Tanques-Rede é desenvolvido com êxito.
 
Em relação à eficiência energética, por meio de convênio fi rmado com a Eletrobras, a Eletrobras Eletronorte participa ativamente do Procel Educacional em mais de 1.000 escolas de sete estados, envolvendo 41 municípios, 6.500 professores e aproximadamente 600 mil alunos da rede pública de ensino, estadual e municipal.


Arquitetura dos Negócios Os projetos que traçam os rumos futuros da Empresa são apenas parte das muitas realizações alcançadas em 34 anos

A Eletrobras Eletronorte é administrada por um Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva composta pelo Diretor-Presidente e pelos Diretores de Gestão Corporativa, Econômico-Financeiro, Planejamento e Engenharia, e Produção e Comercialização.

A Empresa possui participações nas sociedades de propósito específico Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S.A. – Aete, Integração Transmissora de Energia S.A. – Intesa, Amapari, Brasnorte, Manaus Transmissora, Consórcio Integração Norte Brasil e Energética Águas da Pedra S.A.

O processo de planejamento estratégico da Eletrobras Eletronorte evolui continuamente para acompanhar as constantes mudanças que ocorrem na legislação e na estrutura do Setor Elétrico brasileiro, e atender os desafi os de um mercado cada vez mais competitivo.

O crescimento empresarial tem sido um dos focos prioritários da Eletrobras Eletronorte. Embora a legislação em vigor permita a sua participação em negócios de geração e transmissão em qualquer região do Brasil, a Empresa mantém seu compromisso histórico com a Amazônia, onde sua atuação é sinônimo de competência técnica, profundo respeito ao meio ambiente e preocupação permanente com o bem-estar da população local.


O Futuro

O esforço da Eletrobras Eletronorte tem sido a busca da sustentabilidade em harmonia com o fomento ao desenvolvimento do Brasil. Para isso, procura fazer a verdadeira revolução de modernidade administrativa, perseguindo a excelência na prestação de seus serviços.

Empresa ética e socialmente responsável, a Eletrobras Eletronorte age de forma a também atender as comunidades da região onde  atua. O trabalho que faz com o homem que habita a Região Amazônica demonstra a dimensão social de suas ações para a vida de milhões de brasileiros, proporcionando-lhes assistência em diversos campos e atuando positivamente no seu  dia-a-dia.
 
Os projetos que traçam os rumos futuros da Empresa são apenas parte das muitas realizações alcançadas em 38 anos.  Todas as conquistas resultam do compromisso em oferecer serviços de qualidade que agreguem valor e ampliem a  competitividade e sustentabilidade empresarial, e do empenho altamente profi ssional dos seus empregados, conseqüência do  estímulo, reconhecimento, motivação e valorização do potencial humano da Empresa.


Endereço: SCN, Quadra 06, Conjunto A, Blocos B e C
Entrada Norte 2,  Asa Norte
CEP.: 70.716-901
Brasília - DF

 


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.